Você já provou os azeites artesanais da Mamma?
Eles realmente roubam a cena nas casas da Mamma. Eles arrastam uma legião de fãs com os seus sabores e rótulos. Já sabe de quem estamos falando, não é mesmo? Só poderia deles: os azeites artesanais da Mamma.
Afinal, de onde vem os azeites artesanais?
Extraído da azeitona, fruto da oliveira, o azeite é largamente utilizado na gastronomia de todo o mundo. Os frutos pequeninos concentram sabores marcantes e propriedades medicinais amplamente reconhecidas pela qualidade da sua gordura.
Os primeiros registros da produção de azeite de oliva constam do Antigo Egito, no Oriente Médio, período em que gregos e egípcios já consumiam azeitonas em grandes quantidades. Conta a mitologia grega que foi Palas Atena, a deusa da sabedoria, que chegando à Acrópole fez com que a oliveira brotasse e ensinou aos homens como cultivá-la.
Já a deusa Ísis teria sido a responsável pela descoberta da extração de seu óleo, utilizado não apenas na gastronomia como também na cosmética, para a produção de sabonetes e hidratantes.
Tudo por um fio
Quando a Mamma Jamma abriu as portas em 2009, a pergunta era recorrente: Tem ketchup? Não, nada de ketchup e mostarda. Expostos sobre a bancada da pizzaria, vidros e mais vidros de azeites das mais variadas marcas se exibiam à disposição dos clientes. O que a princípio causou estranheza, logo conquistou fãs. A ousadia deu certo e o óleo de oliva extravirgem se tornou marca registrada da casa.
De lá pra cá, os azeites conquistaram ainda mais espaço nas mesas da Mamma. A oferta de rótulos de variadas procedências cresceu e surgiram as versões aromatizadas na própria pizzeria. Disponíveis em sabores como pimenta, alho, limão siciliano, laranja, alecrim e manjericão, os azeites da Mamma utilizam como base a marca Olitalia, produzida na cidade de Salerno, na Campânia italiana.
Com baixa acidez e sempre frescos, de safras recentes, os azeites à disposição dos clientes da Mamma Jamma têm um papel que vai além do tempero final à mesa: é utilizado também no preparo das massas das pizzas — o famoso segreto dello chef! Apenas um fio, mas que garante a hidratação ideal do glúten, permitindo ainda mais expansão no processo de fermentação.
Todos os meses o consumo é de nada menos que 1.895 litros. Um número impressionante que reforça a aceitação do produto, seja na versão tradicional, na “gourmetizada” variação trufada, ou temperada com folhas e especiarias.
A harmonia entre azeites artesanais e pizza
Finalizar a sua pizza preferida com azeite de oliva é uma verdadeira aventura sensorial. Seja qual for a escolha, eles estão à disposição para serem testados. Aqui o que vale é a experiência, sem regras pré-definidas.
Azeites feitos com a especialidade espanhola Arbequina, com notas de frutos secos, caem como uma luva quando usados em pizzas com menos interferências, como Mozarella, Margherita ou Caprese. Já a variedade Coratina, rica em sabores herbáceos, é indicada para compor receitas estruturadas, como a Parma e Rúcula, a Mamma Jamma e a Gamberetti & Catupiry ®.
Azeitonas de origem portuguesa, de frutos das espécies Madural, Negrinha ou Verdeal, casam muito bem com pizzas de mais personalidade, como a Aglio e Pepe, a Mamma Quaresma e receitas com cogumelos shitake.
Já azeites com notas de limão siciliano, ou aromatizados com a fruta, realçam o sabor de combinações como a Pepe Marmellata e a Alho Poró.
Aromatizando seu azeite como a Mamma!
Chegou a sua vez de fazer um de nossos azeites artesanais na sua casa. Isso mesmo! Sieti Pronti?
Azeite de manjericão
Ingredientes
- 250 ml de azeite de oliva extravirgem;
- Folhas de manjericão frescas a gosto;
- Sal a gosto.
Preparo
- Esterilize em água fervente um recipiente de vidro para armazenar seu azeite;
- Em um pote higienizado, misture as folhas de manjericão ao azeite, e tempere com sal;
- Com um pilão, macere cuidadosamente as folhas para extrair seus óleos essenciais;
- Transfira com um funil para o vidro esterilizado e tampe. Deixe descansar protegido da claridade e do calor.
Dicas della Mamma
- Opte sempre por safras recentes. Quanto mais fresco, melhor o azeite;
- Armazene-o longe da claridade e em ambientes com temperaturas amenas e constantes;
- Não guarde o azeite na geladeira;
- De preferência aos azeites comercializados em vidros de cores escuras, que protegem da luz e evitam a perda de qualidade.