Postado em 3 de janeiro de 2022 | por Mamma

Manjericão: um toque speciale

4 minutos para ler

Quem acompanha a Mamma há algum tempo com certeza já sabe da importância das especiarias para as nossas receitas. O manjericão é uma das ervas que, com suas características marcantes, tem lugar cativo no menu da Mamma.

Esse insumo, que é tão presente na culinária italiana, carrega em sua história e sabor algumas curiosidades. Vamos desvendá-las juntos? 

O Manjericão

Não se sabe ao certo a origem do manjericão, mas acredita-se que ele nasceu no continente asiático, mais especificamente na Índia. Não é à toa que no seu país de origem, ele é considerado uma erva sagrada.

Manjericão

Além disso, no passado era tido como uma especiaria voltada para a nobreza, o que o fez receber o seu nome. O seu nome científico é ocium basilicum, que vem do grego basilikós, que significa rei ou real.

Foram os romanos que difundiram o manjericão pela Europa. Quando o gastrônomo italiano Marco Gávio Apício escreveu o livro de receitas mais antigo do mundo, o De Re Coquinaria, ele já utilizava a erva para algumas de suas receitas. 

 

Com o passar do tempo, a popularidade da planta foi aumentando, fazendo com que ela chegasse até a América através dos ingleses, no século XVI. Agora, vocês conseguem adivinhar quem trouxe o manjericão para o Brasil?

Os italianos, claro! Com receitas onde o seu sabor é muito presente, como o pesto e alguns sabores de pizza, os imigrantes italianos nos presentearam trazendo consigo sementes dessa especiaria para cultivar por aqui — e deu super certo!

Por aqui, existem 11 tipos de manjericão. Todos com as suas especificidades: folhas mais largas ou menores, sabores mais acentuados ou aromas mais suaves. Cada um cumpre uma função e, no menu da Mamma, utilizamos dois tipos dele. Vamos ver?

O Manjericão nas receitas da Mamma

As pizzas da Mamma são uma harmonia perfeita de sabores e para que isso possa acontecer com maestria, algumas receitas pedem pelo manjericão. 

Margherita Gourmet

Pizza Margherita Gourmet. Foto: Derek Mangabeira.

É claro que a Mamma aproveitou uma receita clássica ao redor do mundo e deu um charme a mais. Essa delícia é feita com mozzarella de búfala, tomate cereja, molho de tomate natural, orégano e manjericão tradicional — aquele com as folhas pequenas, que é mais popular aqui no Brasil.

Essa especiaria complementa outras receitas na Mamma, mas a que carrega de forma mais potente o seu sabor é o Linguini!

Linguini Con Pesto e Gamberi 

Linguini Con Pesto e Gamberi. Foto: Derek Mangabeira.

O pesto é quase como uma marca registrada da culinária italiana. É um molho que utiliza de insumos simples, tendo o manjericão como protagonista. Nessa receita, ele rouba a cena junto à massa artesanal da Mamma: camarões, pesto de manjericão e tomate cereja. É um prato que você precisa experimentar!

Mamma Quaresma

Pizza Mamma Quaresma com manjericão fresco
Pizza Mamma Quaresma. Foto: Derek Mangabeira.

Outro tipo de manjericão que utilizamos por aqui é o basílico. Ele é uma espécie de manjericão com folhas mais largas e sabor levemente acentuado. Você conhece? 

Ele está presente em uma das receitas mais conhecidas da Mamma: a pizza Mamma Quaresma. Ela é feita com queijo de cabra, azeitonas pretas marinadas em raspas de limão siciliano, tomates cereja assados ​​com azeite, orégano e alho, pimenta rosa, molho de tomate natural, mussarela e finalizada com basílico.

Agora que você já conhece um pouco melhor sobre as curiosidades desse insumo, que tal visitar as casas da Mamma para conhecer as delícias que falamos por aqui?