Buon Carnevale! Conheça as tradições do Carnaval italiano

A origem do Carnaval no Brasil

O Carnaval é considerado uma das festas mais populares e representativas do mundo.  A sua origem se dá ao entrudo Português – uma série de jogos e brincadeiras populares – introduzidas no século XVI pelos portugueses. Era uma antiga celebração que acontecia nos três primeiros dias antes da Quaresma. 

A festa era realizada entre famílias e amigos conhecidos que mais tarde ganhou as ruas envolvendo desconhecidos que eram atingidos por baldes de água, farinha, cinzas, lama e muito brincadeira. O entrudo tinha um significado de liberdade, e este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. 

Essa festividade teve forte influência das festas carnavalescas da Europa. Em forma de desfiles urbanos, o Carnaval na Itália e na França acontecia com o uso de máscaras e fantasias. Personagens da Commedia Dell’arte, como Colombina e Pierrot, ganharam visibilidade, sendo assim incorporados no carnaval brasileiro.

No fim do século XIX os primeiros blocos e cordões carnavalescos começam a acontecer. Em 1890, Chiquinha Gonçalves criou a famosa marchinha “ÔAbre Alas” para o bloco Rosas de Ouro, no Rio de Janeiro. 

Já no início do século XX, surgiram os primeiros automóveis e uma nova forma de brincar no carnaval: os corsos, que eram desfiles feitos em automóveis enfeitados para a época. Assim surgem os primeiros carros alegóricos, marca das escolas de samba, com os carnavalescos que enfeitavam seus carros para desfilar nas ruas da cidade.

A partir daí, o Carnaval se tornou uma festa cada vez mais popular e esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas, já que a música deixava o Carnaval cada vez mais animado. 

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava Deixa Falar que, anos depois, se transformou na Escola de Samba Estácio de Sá. O movimento foi ganhando peso e novas escolas foram se formando até chegar em São Paulo. Organizadas em ligas e escolas de samba, e começaram os primeiros campeonatos para decidir qual era a mais bonita e mais animada. 

Até agora só falamos do Carnaval no Sudeste, mas o Nordeste do Brasil também não deixa a desejar. Lá, a história é rica e até hoje é forte pelas festas que arrastam milhares de foliões todos os anos.

No século XIX, em Pernambuco, surgiu o frevo e o passo, o que deu ao Carnaval de Pernambuco uma singularidade. Na Bahia, além dos trios elétricos ao som do axé music existem blocos como Timbalada, Olodum, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, que tem como objetivo preservar e expandir a cultura Afro-brasileira. É um verdadeiro espetáculo de ritmo e música que emociona a todos que os veem.

O Carnaval na Itália 

O Carnaval é um grande marco e símbolo brasileiro, mas como falamos anteriormente, os países europeus também possuem o seu jeito de brincar e celebrar essa data. A Itália é um país que se aproxima muito do que estamos acostumados no Brasil, mas também traz as suas curiosidades e peculiaridades. 

 A diferença já começa no clima. Enquanto os foliões do Brasil enfrentam altas temperaturas, na Itália a festa acontece no final do inverno. Com a temperatura mais baixa, as pessoas capricham nas fantasias com roupas longas, cores vivas, penas e máscaras. As máscaras representam os personagens da Commedia Dell’ Arte – pierrôs, colombinas e arlequins. A mais famosa e procurada é a “bauta”, máscara branca em formato de um bico. Os carros alegóricos marcam presença também. As ruas e pontes ficam cheias para vê-los passar. 

 Outra diferença está na localidade. No Brasil, o Carnaval ocorre em quase todo o país, mesmo que em uma escala menor, todos entram no clima e decretam como feriado nacional. Já na Itália, existem cidades específicas que comemoram o Carnaval que são: Veneza, Viareggio, Ivrea, Fano e Puglia. 

 

As máscaras de Veneza

A maior festa, sem dúvidas, acontece em Veneza. A programação inclui desfiles diários e concursos de fantasias. A Piazza San Marco é onde se concentra grande parte dos desfiles. Originalmente essa celebração é um ritual promovido pela elite financeira e cultural de Veneza. Com duração de até dez dias, a festa é embalada por valsas, tarantelas e também ao ritmo do samba.

Os carros alegóricos de Viareggio, na Toscana 

Viareggio é o segundo carnaval mais procurado pelos turistas. O seu Carnaval teve origem em 1973, quando alguns burgueses saíram mascarados pelas ruas para protestar. O evento acontece durante quatro finais de semana passando pela terça-feira de Carnaval é conhecido como martedì grasso pelos italianos.

O diferencial são os carros alegóricos, que são considerados os maiores e mais articulados do mundo. Com um cunho político e engajado, os carros trazem sempre em destaque caricaturas de pessoas famosas, cheios de ironia e críticas. E acredite se quiser, existe até um sambódromo por lá, a Citadella de Carnevale. Para conhecer sua estrutura é necessário comprar um bilhete de entrada.

Outro símbolo do Carnaval de Viareggio é o Burlamacco. Sua roupa é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco, retratado por Boccaccio em Decameron

O diferencial são os carros alegóricos, que são considerados os maiores e mais articulados do mundo. Com um cunho político e engajado, os carros trazem sempre em destaque caricaturas de pessoas famosas, cheios de ironia e críticas. E acredite se quiser, existe até um sambódromo por lá, a Citadella de Carnevale. Para conhecer sua estrutura é necessário comprar um bilhete de entrada.

Outro símbolo do Carnaval de Viareggio é o Burlamacco. Sua roupa é composta de um terno xadrez vermelho e branco, que lembra um Arlequim. O nome se refere ao Buffalmacco, retratado por Boccaccio em Decameron

O Carnaval pitoresco de Ivrea

Ivrea é uma cidade localizada a cerca de 50 km de Turim. Nesta data, Ivrea é famosa por conta das Batalhas de Laranjas, que relembra um episódio na história de um jovem que se revoltou contra um tirano e todos os seguiram. Os participantes são divididos em nove equipes – os homens do imperador versus o povo. E aí começa a brincadeira! 

O Carnaval mais dolce de Fano

O Carnaval mais doce da Itália. É assim que muitos falam e definem o Carnaval em Fano, cidade localizada na costa leste do país. Mas por quê será que o carnaval de lá carrega esse título?

Os carros alegóricos lançam nos foliões toneladas de docinhos como balas, pirulitos e guloseimas. Uma curiosidade é que as pessoas ao assistirem aos desfiles levam baldes, guarda-chuvas virados de cabeça pra baixo, redes e todos os objetos que facilitam guardar mais doces. Até são distribuídos uns baldinhos de papelão para quem não conseguiu levar seu próprio recipiente. 

O extenso Carnaval de Putignano

O Carnaval de Putignano é o principal da Puglia, um dos mais antigos da Europa e mais longos do mundo! O Carnaval começa dia 26 de dezembro e termina na terça-feira de Carnaval. Não há festas todos os dias, mas sim em dias específicos.

No dia 26 de dezembro a tradição já prevê que as pessoas vão à igreja para pedir perdão pelos pecados que irão cometer nos dias de Carnaval. A partir do dia 17 de janeiro, dia de Santo Antônio Abate, cada quinta-feira é dedicada à sátira de um ramo da sociedade, como os padres, os monsenhores, as freiras, as viúvas, os solteiros, as mulheres casadas e, por fim, os “traídos”. Bela folia com bom-humor, não?

O Carnaval na Mamma

Cada lugar carrega sua própria tradição e, por aqui, também temos a nossa. Vamos celebrar da forma que mais gostamos: com a mesa cheia e muita cor, seja na sua casa ou na nossa!

Dessa vez, os chefs da Mamma estavam inspiradíssimos e criaram um carnaval particular, não só para os nossos pizza lovers, mas para os apaixonados por drinks e a vera cucina italiana. Olha só essas delícias:

Gnocchi Di Carnevale 

prato Gnocchi Di Carnavale da Mamma
Personagem de carnaval Arlecchino

Para dar vida a esse prato, o nosso chef de cozinha resgatou as suas memórias dos carnavais pelas vielas de Roma e usou as cores de um personagem bem conhecido por lá: o Arlecchino! 

Conhecido pelas cores fortes de suas vestimentas, ele traz toda a irreverência que o Carnaval merece. Foi então que o nosso mestre cuca decidiu utilizar as cores da roupa do Arlecchino no prato compartilhável da Mamma!

Assim nasceu essa delícia: Gnocchi com fonduta de Taleggio, açafrão da Terra, ervilhas e Pancetta. 

Scarola con Ricotta

Pizza Scarola con Ricotta da Mamma

Essa é a receita que o nosso chef de pizzaria nos deu de presente! Também influenciado pela paleta de cores marcante desse momento do ano, ele criou a pizza Scarola con Ricotta:  mozzarella de búfala, escarola, tomate cereja, ricota, pimenta do reino e um toque de azeite.

Carná

drink Carná

Para acompanhar essas delícias, que tal um drink exclusivo? O Carná é a nossa sugestão para atravessar Fevereiro do jeito que tem que ser: fresquinho, colorido e inesquecível! Nessa receita você vai encontrar: cachaça, suco de abacaxi, limão e xarope de gengibre e açúcar colorido para decorar.

Seja na Itália ou no Brasil, a ideia é se divertir! Uma das frases mais comuns para a época na Itália é: “A Carnevale ogni scherzo vale!” (“Durante o Carnaval qualquer brincadeira vale!”), portanto a filosofia é sempre a mesma: divertir-se!