Pasta is Fashion — A relação entre moda e gastronomia

relação entre moda e gastronomia

Enquanto Sophia Loren protagonizava filmes extremamente glamourosos, frequentava red carpets estonteantes e vivia uma vida luxuosa, a musa também trazia certo tipo de contradição ao entoar: “prefiro comer macarrão e beber vinho que vestir tamanho 36.”

O que Loren não sabia é que, ao colocar em contraste a possibilidade de uma mulher belíssima também se deliciar com uma boa pasta ao invés de saladas e dietas, já estava sendo pioneira no hype entre moda e gastronomia. 

Pode parecer um pouco inusitado, mas que bom que você tem a Mamma para te deixar por dentro de todos esses universos! Continue com a gente para entender!

O Hype entre Pasta & Moda

Desfile Mochino misturando moda e culinária

A realidade é que a junção entre esses dois grupos já existe nas marcas desde o início dos anos 2000. 

Quando Moschino, em 2005, traz às passarelas uma coleção focada em spaghetti, pennes, fetuccine e farfalle, por exemplo, já deixa claro o interesse de algumas grifes em trazer a cultura da culinária natal para os holofotes. 

Entretanto, houve um fenômeno bem interessante com o avanço das mídias sociais que trouxe à tona essa cultura de forma ainda mais forte. Pense no seu feed de Instagram há 10 anos. O que você via? A resposta é simples: o nascimento das influenciadoras, postando suas rotinas e lifestyle, na maioria das vezes luxuoso e com muita etiqueta. 

Era muito comum vermos em nossas telas mulheres lindíssimas, com vestidos igualmente estonteantes se deliciando com uma bela pasta, por exemplo. A partir daí, o cruzamento entre moda e gastronomia estava fadado ao sucesso. 

Mas por quê? Simples. Comida e moda são duas artes de campos diferentes, mas que podem se complementar perfeitamente. Quando um chef pensa em um prato, ele deposita ali todo o seu afeto, criatividade e atenção aos detalhes. 

Que coincidência! Com o design de moda acontece da mesma forma: estamos falando sobre inspiração, criatividade, artesanato e afeto. Mas existe aí também uma contradição que chama atenção.

Se pensarmos nas entrelinhas, a moda, na maioria das vezes, era lida como algo superficial, que considera a vaidade e desconsidera elementos como saúde, colocando o autocuidado de lado em prol de uma aparência perfeita. 

Já quando analisamos a culinária, principalmente o macarrão, observamos o oposto disso. É um prato feito para reunir a família, se deliciar, se conectar com as raízes, ter prazer ou pelo menos algum tipo de conforto.

São antíteses, certo? Sim, mas é um paradoxo que carrega certa beleza, e a indústria da moda percebeu isso rapidamente. Na pandemia, Silvia Fendi se apropria dessa ideia e resgata suas origens italianas por meio de um convite inusitado para a semana de moda, que pouco parecia fazer sentido durante as recessões que vivíamos. 

Convite da Fendi para o evento em formato de caixa de macarrão

Um pacote de pasta do tipo Rummo convidava as pessoas para o espetáculo. A ideia era clara: quebrar essa incongruência e berrar para o mundo que nas nossas origens romanas carregamos afeto, conforto e tradição. Junte-se a nós! 

Além desse momento icônico da Fendi, as marcas já vinham percebendo a importância dessa interseção e notando o efeito que a gastronomia causava em seus consumidores. Então, elas não perderam tempo.

A moda se transforma em gastronomia 

Em 2020, a Louis Vuitton abre seu primeiro restaurante café no Japão. Com pratos cheios de personalidade e chefs com estrelas Michelin, trazem para a gastronomia, o requinte e a tradição da marca.

Do mesmo modo, a Gucci se joga na aventura de dedicar um espaço em sua marca para a culinária. Deu muito certo! Já são quatro restaurantes espalhados pelo mundo. A Gucci Osteria se define como “uma série de restaurantes italianos contemporâneos, encontrados em cidades do mundo com identidades variadas e diferentes.” 

A ousadia e irreverência que já esperávamos, agora traduzida em comida. É a junção perfeita entre moda e gastronomia. Belíssimo, não?

A Mamma se inspirou em todos esses aspectos para criar a primeira campanha conceitual de sua história. A House Of Mamma é a mistura perfeita entre moda, comida e arte. Para saber mais sobre ela, é só clicar aqui! Esperamos você para se deliciar nesses mundos com a gente! Salute!