Postado em 28 de janeiro de 2022 | por Mamma

Queijo gorgonzola, um sabor para os intensos

4 minutos para ler

Se você está por aqui, provavelmente é um cheese lover, assim como a Mamma. Já conversamos sobre alguns tipos de queijos, mas o fato é: cada um deles tem a sua peculiaridade e características que os tornam únicos. 

Hoje vamos abrir espaço para falar sobre um queijo um tanto quanto polêmico: o gorgonzola. Com personalidade forte, ele divide opiniões. Se você está no time das pessoas que amam os queijos azuis-verdes, vem com a gente que é sucesso! 

A HISTÓRIA DO GORGONZOLA

Cidade de Gorgonzola, Itália

O gorgonzola não nega suas origens e, por isso, carrega em seu nome a cidade onde nasceu. A pequena vila de Gorgonzola, situada próxima à cidade de Milão, na Itália, foi responsável por dar ao mundo esse presente. Assim como a grande maioria das receitas, não sabemos ao certo a origem desse queijo. 

O que existe é um palpite, que pode se aproximar muito da forma desajeitada e apaixonante em que o gorgonzola foi criado.

Os historiadores italianos acreditam que foi um acidente, um erro amador de um jovem apaixonado em meados da Idade Média. O responsável pela produção de um determinado queijo estava apaixonado por uma Gorgonzolense.

Por querer que o tempo passasse depressa para encontrar a amada, ele se distraiu e esqueceu uma quantidade generosa de leite que seria usada.

No dia seguinte, ao se dar conta do equívoco, tentou reparar o erro adicionando mais alguns litros de leite fresco à mistura, na tentativa de gerar um queijo de qualidade. A combinação de diferentes temperaturas e texturas fez com que uma coalhada com bolhas de ar fosse formada. 

Quando deu por si, o produtor estava diante de um queijo repleto de fungos azuis, que haviam se multiplicado justamente nesses espaços. A ideia de degustar um queijo com fungos pode parecer meio esquisita, mas acredite: não existe problema nisso e eles são, inclusive, os responsáveis pelo sabor tão marcante. 

Agora você pode estar se perguntando: como harmonizar um produto com sabor e aroma tão forte? Vem que a Mamma te conta!

Queijo gorgonzola

HARMONIZAÇÃO DO GORGONZOLA

Por se tratar de um sabor intenso, o ideal é que haja uma harmonização de contraste. Sabe o que isso significa? Que a beleza dos sabores deste queijo serão ainda mais acentuados se você harmonizá-lo com um sabor considerado oposto.

Se estamos falando de um alimento com sabor forte e bem salgado, o melhor é juntá-lo com elementos mais doces, como um vinho do porto ou mel, por exemplo. Já para degustar, opte por frutas como maçãs, peras e uvas. Dessa forma você terá a harmonia perfeita e poderá aproveitar o seu gorgonzola como deve ser!

Prato Gnocchi Ai Quattro Formaggi

Já no menu da Mamma, o gorgonzola está presente de forma sutil em algumas receitas, que super merecem ser harmonizadas com o vinho citado acima, por exemplo! Se tratando desse queijo, um dos pratos em destaque é o incrível Gnocchi Ai Quattro Formaggi. Feito com Gorgonzola, parmesão, Brie e Taleggio. Gratinado ao forno com farofa de castanha do Pará, ele conquista o paladar até dos cheese lovers mais resistentes. 

Caso você seja um clássico pizza lover, que tal se deliciar com a pizza de Calabresa e Gorgonzola da Mamma? A receita leva calabresa artesanal, gorgonzola, molho de tomate natural, orégano, mussarela e cebolas marinadas no shoyo. Finalizada com parmesão, arrasta uma multidão de fãs!

Agora que você já sabe todas as curiosidades sobre o gorgonzola, que tal ficar ainda mais por dentro da cultura italiana, culinária e as receitas da Mamma?! É só acessar as News da Mamma! Esperamos vocês, cheese lovers!