Postado em 29 de julho de 2020 | por Mamma

Pomodoro naturale! O molho de tomate da Mamma

3 minutos para ler

O tomate é um dos insumos mais importantes das casas da Mamma e indispensável em muitas receitas. Sem ele não teríamos a base do recheio das nossas redondas e nem o molho para as nossas massas. Das pizzas aos drinks, ele faz o maior sucesso. 

Em 2019, a Mamma usou um total de 15.506 litros de molho de tomate em todas as nossas casas. Incrível, não? Por isso, hoje é dia de trazer aos leitores algumas curiosidades sobre esse fruto tão presente em nossas casas. Vamos lá?

O tomate: uma saborosa história

Foto: Lucas Bori.

Originário das Américas, o tomate é bastante popular na Itália. Apesar de toda a popularidade, seu lugar nativo está há algumas milhas de distância: as regiões Andinas, como Peru, norte do Chile e Equador.

Foi só por volta do século XVI que o tomate chegou na Europa, e pesquisadores dizem que no início ele não era comido, mas servia como objeto de decoração em grandes banquetes.

Mas foi na Itália que os europeus começaram a usar a fruta como comida. Na época, ela ficou conhecida como pomo d’oro, que em tradução livre significa “pomo de ouro”. Aposto que você já viu uma receita de molho de tomate com esse nome, não é mesmo?

Tipos de molho de tomate

Polpa de tomate

Diferente dos outros molhos, a polpa não é tão concentrada e tem baixa quantidade de água, sal e açúcar. É feito do sumo do tomate, sem sementes ou pele.

Extrato

Mais usado para dar sabor e cor aos pratos, tem uma base mais concentrada com um adicional de sal e açúcar.

Tomate Pelati

É feito com tomates alongados como o San Marzano, tomate italiano, mas cozido sem pele em banho maria. Os tomates San Marzano tem como característica serem mais doces e possuírem menos sementes.

O molho de tomate della Mamma 

Que o molho da Mamma conquista corações você já sabe. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a receita é muito simples e fácil! Por isso, hoje resolvemos abrir o nosso livro de receitas mais uma vez para ensiná-los a preparar esse molho que pode acompanhar muito bem nossas pizzas e também as massas que costumamos preparar em casa. Siete pronti?

Ingredientes:

  • 1kg de tomate sem pele (pelati) em lata.

Modo de preparo:

Coloque todos os tomates juntos no liquidificador e bata até que se desmanchem por completo.

Atenção para não bater o ingrediente demais! Caso contrário, o molho pode ficar muito ácido e interferir no sabor dos alimentos.

Pronto! Simples como a Mamma prometeu, não é mesmo? Agora, que tal usar a receita enquanto prepara uma de nossas pizzas e escuta uma de nossas playlists para entrar no clima?

Aproveite e compartilhe os resultados conosco em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram (: