como cozinhar macarrão para ficar igual ao prato mostrado

Postado em 27 de abril de 2022 | por Mamma

Como cozinhar macarrão: I Segreti del’Italia

3 minutos para ler

Uma boa massa é capaz de conquistar qualquer pessoa. Por aqui, temos algumas dicas de como cozinhar macarrão para ele ficar perfeito! Apesar de existirem diversos tipos e formatos, molhos e combinações, a forma de prepará-lo segue igual e acredite: uma pasta no ponto certo faz toda a diferença!

Calma, pasta lover! Vamos te contar todos os pequenos segredos e acredite: eles moram nos detalhes. Sieti pronti? Vamos!

Os segredos para uma belíssima pasta

1 — Quantidade de água 

Na dúvida, exagere! Peque pelo excesso. O ideal é que a panela carregue uma quantidade muito superior de água do que de massa. Para facilitar: a cada 100 gramas de massa, utilize 1 litro de água. 

2 — O momento certo para adicionar os ingredientes

A gente sabe que a ansiedade bate, mas segura! Espera a água ferver mesmo, com muitas borbulhas. Aí sim, acrescente o sal e em seguida o macarrão escolhido. 

3 — Quantidade de sal

Al mare! A água do cozimento deve estar salgada como a do mar. Não fica com o pé atrás, pasta lover. Confia!

4 — O ponto da massa

Al dente, sempre! Sabemos que cada pessoa pode ter a sua preferência com relação a este tópico, mas aqui estamos falando sobre uma massa veramente italiana, certo? 

Nesse sentido, veja as instruções de uso da pasta escolhida e tire um minuto antes do tempo recomendado. Ela acabará de cozinhar quando acrescentarmos o molho, que também estará quente. 

5 — The tears of the Gods

A água do cozimento é uma das nossas maiores aliadas! Sabe porquê? Ela estará cheia de amido do macarrão. 

Quando acrescentamos ao molho, voilá: temos a cremosidade perfeita. Ah! E nada de lavar a massa em água fria, tá bem? Essa ação retira todo o amido, e não queremos isso! 

6 — Qualidade da farinha

Sempre que puder, opte pela farinha de sêmola. Pelo mesmo motivo que nas pizzas o ideal é utilizarmos uma boa farinha, como a 00, nas massas e pães, dê preferência para as de grão duro. 

Elas possuem maior qualidade e a forma como são conservadas faz com que a massa fique mais leve. 

7 — Trafila di bronzo

Tá bem, confessamos que essa dica é muito específica, mas não podemos negar: saber de detalhes como esse fará de você um verdadeiro pasta lover! Trafila di bronzo, ou molde de bronze em português, é o nome do bocal por onde as massas passam ao serem produzidas. 

Fique atento: se a máquina for de bronze, isso dará a ela um aspecto mais áspero. Na prática, isso quer dizer que o molho escolhido terá mais aderência à massa, formando, assim, a mistura perfetta

Pronto! Agora que você já sabe todos os segredos de como cozinhar macarrão, escolha um bom azeite, sente-se à mesa e delicie-se! Ah! Se inscreva na nossa newsletter também, pra ficar por dentro de mais dicas como essa.