Sophia Loren segurando vinho Malbec

Postado em 25 de março de 2022 | por Mamma

Vinho Malbec: uma experiência intensa

5 minutos para ler

Você conhece o Vinho Malbec? Os wine lovers de plantão já sabem que a Mamma é uma grande apreciadora de bons vinhos. Toda essa paixão nos impulsionou para o caminho dos nossos próprios rótulos. A uva que entrou recentemente para o hall das queridinhas da Mamma foi a Malbec.

Ela já arrasta uma multidão de fãs e, por isso, entenderemos um pouco mais sobre as características que a fazem se destacar entre as outras. Preparados?

A História do Malbec 

Apesar de ser conhecida como uma uva argentina, seu nascimento foi documentado do outro lado do Atlântico. Foi na região de Bordeaux, na França, que surgiram os primeiros registros do Malbec. A uva era uma das cinco espécies utilizadas para produzir o blend do famoso vinho de Bordeaux. 

Mal sabiam os franceses que uma praga mudaria o rumo da história para esse rótulo. No século XIX as plantações europeias foram fortemente afetadas pelo Phylloxera, um inseto que devastou diversas safras. 

As poucas uvas Malbec que sobraram foram afetadas, ainda, por outra característica: o clima. O frio intenso fez com que elas terminassem de ser devastadas por completo. 

Foi então que um agrônomo francês, chamado Michel Aimé Pouget, ficou curioso para testar a plantação em terras sul-americanas. Para a sua surpresa e nossa sorte, deu super certo! Foi em Mendoza que o Malbec encontrou o seu lugar perfeito! 

Dia 17 de Abril de 1853, a uva chega até o país. Essa data foi tão marcante para os argentinos que desde 2001, todo dia 17 é comemorado o Malbec World Day. Uau! Eles são apaixonados mesmo, né? 

Fato é que em Mendoza, a altitude, o dia quente e a noite fria na medida certa, fizeram até parecer que a uva escolheu o lugar errado do planeta para nascer! Foi um sucesso! Após diversos testes, em 1990 surge o primeiro rótulo 100% Malbec. Entretanto, ainda existem safras do Malbec na Europa, apesar de representarem menos de 5% do cultivo total. 

Mas quais são as características que fazem esse vinho ser tão inesquecível?

As características da Malbec 

Essas características podem variar, dependendo do lugar onde ela é plantada. Na Argentina, com as condições perfeitas para chegar ao nível ideal de maturação, ela apresenta taninos doces e tem a acidez mediana. Já na Europa, a acidez e as notas de tabaco e baunilha chamam atenção.

Uma das características mais marcantes da Malbec é a sua cor. Por isso, em sua origem era conhecido como “vinho negro”. Sua paleta pode ir do rubi ao violeta. Esse atributo faz com que ela seja uma queridinha na hora de produzir blends – por deixar as cores mais atraentes. 

Já no sabor, conseguimos sentir aromas de frutas vermelhas e, dependendo do tipo de produção, até desvendar tons de café, pimenta-preta, chocolate e couro. Caso envelhecido em barris de carvalho, isso trará ao rótulo aromas mais complexos

Todas essas qualidades fazem do vinho Malbec seja um dos que possuem mais personalidade no mundo todo. A sua intensidade conquista o coração de quem experimenta.

Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de harmonizá-lo, mas disso a Mamma entende bem! Por isso, trouxemos alguns de nossos pratos que combinam perfeitamente com o vinho para você deliciar ainda mais o sabor dessa preciosidade engarrafada. Confira a seguir! 

As Harmonizações com o Malbec da Mamma

A Mamma é uma grande fã dos clássicos. Por isso, o nosso rótulo não poderia ser produzido em outro lugar. É de Mendoza que saem os vinhos para chegar até as casas da Mamma. Mas como harmonizá-los? 

Controfiletto Suino Alle Erbe Aromatiche

Prato da Mamma Controfiletto Suino Alle Erbe Aromatiche

Esse prato de almoço que, assim como o vinho, tem características fortes, pode ser a pedida perfeita! Feito com bife de ancho suíno com ervas finas, risoto de linguiça toscana e brócolis. Corre para experimentar!

Filetto Di Manzo Al Marsala

Prato da Mamma Filetto Di Manzo Al Marsala

O Filetto Di Manzo é a mistura perfeita entre carne vermelha e massa. Ele sustenta muito bem os aromas e sabores do nosso Malbec, levando em sua composição: escalope de filé mignon ao vinho Marsala com fettuccine na manteiga e sálvia. Uma perdição para os amantes de uma boa carne e um vinhozinho!

Tagliata Di Manzo Al Gorgonzola

Prato da Mamma Tagliata Di Manzo Al Gorgonzola

Um bom risoto, com uma carne ao ponto e um Malbec? A pedida perfeita! Essa delícia feita com filé mignon ao molho de gorgonzola, acompanhada de risoto de cogumelos, vai fazer você se apaixonar! 

Se você gostou de saber sobre a história do Vinho Malbec, que tal visitar o nosso menu e se surpreender com todas as possibilidades de vinhos que temos por aqui? Esperamos por vocês!