Postado em 20 de janeiro de 2021 | por Mamma

Você sabe tudo sobre os tipos de queijo, cheese lover?

5 minutos para ler

Ah, o queijo! Esse insumo que pode assumir tantas formas, texturas e gostos diferentes. Ele é capaz de arrebatar o coração de qualquer pessoa, seja como prato principal ou acompanhamento.

Tem também o poder de se transformar: podemos encontrá-lo em massas, risotos, crostatas e até mesmo molhos. Como boa apreciadora desse insumo, a Mamma não poderia deixar o dia do queijo passar em branco.

Nas casas e no delivery, ele está presente em quase todos os pratos e pizzas. São muitas as opções para quem gosta de se deliciar nesse universo: Mozzarella, Grana Padano, Queijo de Cabra e Parmesão.

Não à toa, só no ano de 2020 a Mamma utilizou 7 toneladas de queijo em suas receitas. Já ao redor do mundo foram produzidas 26 milhões de toneladas de queijos no planeta em 2020. Uau, haja pizza para rechear tudo isso!

Em homenagem ao Dia do Queijo, esse insumo tão amado e consumido mundialmente, entenderemos melhor sobre os seus tipos, suas curiosidades e histórias.

Os tipos de queijo e a escala de intensidade

Você sabia que quando se trata de queijos existe uma escala de intensidade? Ela vai de 0 a 12, e pode te ajudar muito na hora de decidir qual o melhor sabor para harmonizar com cada ocasião: queijos mais leves, moderados ou fortes? Qual é o ideal para usar na sua receita?

Mozzarella

Derek Mangabeira.

O queijo é a grande estrela das casas da Mamma, tem origem italiana e pode ser obtido a partir de duas formas: leite de vaca ou leite de búfala. Sua massa é filada, ou seja, suas proteínas estão agrupadas em fios que se esticam conforme a temperatura aumenta. Esse é o grande segredo de sua textura que faz as pizzas ficarem super especiais.

Na escala de intensidade, a mozzarella é encontrada logo no início, sendo considerada muito suave. Ideal para usar em receitas como sanduíches e pizzas, é claro!

Nas casas da Mamma, a mozzarella tradicional está presente em quase todas as redondas. Que tal saborear uma pizza tradicional de Mozzarella em homenagem a esse dia? Ela harmoniza muito bem com o vinho Primitivo, rótulo da Mamma!

Grana Padano

Pizza Carbonara. Foto: Derek Mangabeira.

Esse é o queijo Grano Duro que conquista multidões com sua textura grossa, gosto marcante e lascas assimétricas.

Fabricado pela primeira vez há mais de mil anos, o Grana Padano é um queijo protegido pela certificação DOP, um selo de qualidade que leva em consideração fatores humanos e geográficos para que um insumo seja considerado original.

Sua intensidade é moderada, tornando-o assim um queijo perfeito para degustar. Uma ótima opção é combiná-lo com o vinho Carménère, da Mamma!

Ele está presente em diferentes pratos e algumas pizzas também! Na Pizza Carbonara, por exemplo, o Grana Padano é responsável pela finalização da redonda, com lascas espalhadas por sua superfície. Já durante o almoço, é possível encontrar o queijo no molho do prato Spaghetti Veggie, dando um sabor ainda mais especial à receita.

Queijo de Cabra

Pizza Mamma Quaresma. Foto: Rodrigo Azevedo.

Esse queijo surgiu devido a grande multiplicidade e diversificação técnica da produção de queijos na França ao longo das gerações. Feitos a partir do leite de cabra, podem ter diferentes tamanhos e formatos, sendo na maioria das vezes confeccionados de forma artesanal.

Na escala de intensidade dos queijos é considerado de intensidade moderada, ideal degustar com uma taça de Sauvignon Blanc, por exemplo.

Nas casas da Mamma, ele recheia a pizza Mamma Quaresma, criação da Chef Flávia Quaresma. A pizza leva em sua composição: queijo de cabra, pimenta rosa, azeitonas pretas marinadas em raspas de limão siciliano, tomates cereja assados com azeite, orégano e alho, molho de tomate natural e mozzarella. Finalizada com basílico.

Queijo Parmesão

Spaghetti alla Carbonara. Foto: Derek Mangabeira.

Ele também está na categoria de queijos Grano Duro, o que significa que, assim como o Grana Padano, possui casca dura e uma porosidade muito singular. Harmoniza muito bem com vinhos tintos e encorpados no geral.

Para a escala de intensidade, ele está quase no final, sendo assim um dos queijos com mais presença quando consideramos seu sabor acentuado. Para finalizar pratos como massas e risotos, ele é usado em todas as casas!

O que não falta no menu da Mamma são opções e variedades de queijos maravilhosos e muito saborosos que podem ser combinados com diversos vinhos, sucos e até mesmo cervejas.

Qual prato você vai escolher para comemorar o Dia do Queijo com a Mamma, cheese lover?

via GIPHY