Foto de um prazo com arroz negro e costata di manzo.

Postado em 21 de outubro de 2020 | por Mamma

Ricette della Mamma: prato inusitado com arroz negro e toque da Mamma!

4 minutos para ler

No quinto episódio do Ricette Della Mamma, vamos ensinar uma receita inusitada, mas que tem conquistado o coração de centenas de #pranzolovers ao redor do Brasil: Costela com arroz negro.

Dessa vez vamos explorar todas as possibilidades que um prato de almoço bem colorido, harmônico e singular pode trazer. Isso mesmo, hoje vamos falar sobre a Costata Di Manzo e Riso Nero. Esse prato foi criado pela Mamma para temperar e trazer novidades para a vida das pessoas que adoram almoçar nas nossas casas.

Arroz Negro: o tesouro mediterrâneo

A Mamma conta com uma seleção apurada de insumos, pensando em todo o menu da casa. Nesse prato, não poderia ser diferente! Escolhemos a harmonia perfeita entre o Riso Nero e a costela bovina.

Você sabia que:

  • o arroz negro é uma das versões mais saudáveis do arroz? Em sua composição integral existe 30% a mais de fibras, e 20% a mais de proteínas;
  • ele também possui um altíssimo nível de antioxidantes, que podem ser responsáveis por rejuvenescer a pele, assim como as propriedades antioxidantes da uva primitivo

Tesouro do Mediterrâneo. Esse foi o apelido dado pelos europeus ao arroz negro, justamente por possuir tantos benefícios e ainda conter propriedades afrodisíacas. Você deve estar se perguntando: onde esse insumo tão valioso surgiu? O seu plantio começou há mais de 4 mil anos na China e era restrito apenas para a alimentação do imperador, afinal, era considerado um alimento extremamente nobre.

Devido ao seu sabor marcante, o arroz negro harmoniza perfeitamente com vinhos um pouco mais fortes, como o Primitivo e Merlot. Uma dica muito boa também é antes do preparo deixar o arroz descansando em uma bacia com água. Ele soltará um pouco de cor, mas não se preocupe! Você poderá usar essa mesma água para cozinhá-lo.

Costela Bovina

A costela é uma carne absolutamente saborosa se preparada da maneira correta e, por isso, ela se tornou uma das carnes favoritas dos brasileiros. Entretanto, para degustar esse prato é preciso um pouco de paciência, pois o tempo de preparo dessa carne pode ser um pouquinho longo.

A Costata Di Manzo e Riso Nero é um prato para se fazer com calma, atenção aos detalhes e muito carinho. A costela precisa permanecer em média 4 horas no forno para ficar bem saborosa e derreter na boca. Não se apresse! Se preparar no fogo alto, você queimará sua carne por fora e a deixará crua por dentro. Não é uma boa ideia, né?!

A costela e o arroz negro são um casamento perfeito e inesperado até para os paladares mais exigentes. Vamos ver a receita?

Costata di Manzo e Riso Nero (serve 2 pessoas)

Costela Assada

Ingredientes:

  • 1 kg de costela bovina;
  • 2 cenouras grandes;
  • ½ alho poró;
  • 1 cebola média;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de café de pimenta moída;
  • 1 colher de sopa de tomilho;
  • 4 unidades de folhas de louro.

Modo de preparo:

Corte os legumes: cenoura, alho poró, cebola e alho, tempere a costela com sal e pimenta e coloque dentro de uma assadeira profunda. Cubra com todos os legumes por cima, regue com caldo de legumes, tampe com papel alumínio e asse em fogo médio a 170ºC por 4 horas. Retire do forno e, ainda morna, desfie e separe a carne dos ossos, os legumes e o caldo.

Risoto de Arroz Negro

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz negro selvagem;
  • 3 xícaras de caldo de legume + 1 xícara para finalizar;
  • 1 colher de café de sal;
  • 2 colheres de sopa manteiga;
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, coloque o caldo de legumes e deixe ferver, adicione o arroz negro e cozinhe até ficar macio em fogo baixo, o processo dura cerca de 30 min. Uma vez cozido, passe pelo escorredor e deixe descansar.

Em um frigideira, coloque o arroz cozido e coloque 1 xícara do caldo de legumes e deixe ferver mexendo constantemente. Quando o caldo secar, apague o fogo, adicione a manteiga, queijo ralado e sirva imediatamente.

Finalização do prato

Aqueça o forno na temperatura máxima, coloque a costela desfiada em uma travessa ou tabuleiro de forno e coloque a costela desfiada regada com o caldo. Coloque no forno por 8 minutos, até dourar.

Monte o risoto no centro do prato, coloque a costela por cima do risoto e decore com folhas de agrião novas. Se forem brotos, melhor ainda!

Aí está a sua receita, pronta para ser degustada! Ficou com vontade de se aventurar em outras formas de cozinhar? É só acompanhar os outros episódios dessa série tão incrível! Vamos lá?