Postado em 20 de agosto de 2021 | por Mamma

Pratos agridoce, o saboroso encontro entre dolce e salato

3 minutos para ler

Para o dicionário, agridoce é um adjetivo de dois gêneros usado para descrever uma mistura de sabores entre o doce e o salgado, ou até mesmo entre ácido e doce. Já para a Mamma, agridoce é uma palavra tão linda que poderia até ser um elogio

Ela dá sentido e gosto a alguns dos nossos pratos e pizzas, dando um toque super especial no menu da Mamma. Se você acha que essa combinação é estranha, ou fora do comum, fique ligado: essa mistura é feita há séculos pelos orientais.

Como descobrimos no artigo “O Incrível Sabor das Ervas”, a culinária ao redor do mundo é extremamente variada e ao mesmo tempo muito conectada. Na verdade, estamos em um constante processo de troca: desde temperos, até as mais variadas receitas, que são adaptadas para cada contexto cultural, é claro. 

No ocidente, sempre carregamos a ideia de que um prato precisaria ter ingredientes complementares e não opostos. Por isso, estranhamos tanto quando pensamos pela primeira vez no encontro entre dolce e salato.

A grande realidade é que essa mistura traz inúmeros benefícios, tanto para a saúde quanto para a harmonia do prato. Combinar o doce da geleia de pimenta e o salgado do queijo Brie, como é o caso da Pepe Marmellata da Mamma, traz um grande número de oxidantes, água e fibras para a receita. Além de, é claro, criar um sabor indescritível

Apesar de parecer uma loucura um tanto quanto aleatória, para os pratos agridoce funcionarem é preciso estar atento aos tipos de combinações, assim como nas quantidades. Quer entender um pouco mais sobre isso? Continue a leitura e vem com a Mamma!

Pratos agridoce 

Na cozinha italiana, os pratos agridoce geralmente se constroem a partir da junção do vinagre e do açúcar. Fique a vontade para escolher o tipo de vinagre que mais combina com você: framboesa, balsâmico ou maçã. Aqui, estamos em busca da acidez natural desse ingrediente. 

Para equilibrar o contraste entre o ácido e o doce, o ideal é usar açúcar ou mel. O grande segredo dos pratos agridoce na verdade está na quantidade de cada ingrediente, para que possamos obter o equilíbrio perfeito.

Existem muitos tipos de combinações possíveis, mas vamos falar um pouquinho sobre as favoritas da Mamma, confira!

Pepe Marmelatta

Essa pizza é uma das queridinhas do menu da Mamma e não é à toa. A sua mistura agridoce beira a perfeição. Olha essa delícia: lâminas de queijo Brie derretidas, geleia de pimenta, molho de tomate natural e mozzarella. Uma delícia quase impossível de não se apaixonar, isso porque ela causa uma explosão de sabores aos Pizza lovers que a experimentam.

Parma Dolce

A Parma Dolce é uma ótima opção para quem gosta de sabores mais marcantes, mas não abre mão de um agridoce na pizza. Ela é feita com presunto de parma, geleia de damasco, molho de tomate natural e mozzarella. Você precisa experimentar.

Pizza Parma Dolce da Mamma. Foto: Camila Uchoa.

Essas pizzas, assim como outros pratos agridoces, combinadas com os novos drinks da Mamma são as combinações mais ricas que você vai experimentar na vida! Ficou com vontade? As casas da Mamma estão abertas, esperando por você. Venha nos visitar!