Orégano seco ao lado de uma colher de pau..
Postado em February 12, 2021 | por Mamma

Orégano: uma mágica pitada de sabor

4 minutos para ler

 

Os temperos são parte fundamental de qualquer receita. Assim como bons insumos, eles elevam a qualidade de um prato e deixam as receitas com sabores únicos.

 

Mas para isso, é necessário um certo conhecimento a respeito das ervas que podem ser usadas. E sobre esse assunto, a Mamma entende bem!

 

Em cada cultura, conseguimos identificar no mínimo dois temperos que dão características ímpares à culinária local. O Brasil e a Itália, por exemplo, carregam em suas cozinhas o mesmo tempero principal como estrela: o orégano.

 

Esse insumo pode ser usado de diversas formas, cabe a criatividade do cozinheiro decidir. Em pizzas, massas e até mesmo em carnes, o orégano pode ser um grande diferencial.

 

Graças às suas características naturais e poder antioxidante, o tempero é também aproveitado como óleo, sendo muito eficaz na melhoria da qualidade de vida de quem o consome. 

 

Essa erva de mil e uma utilidades tem uma história muito particular e curiosidades fantásticas, que vale a pena ser apreciada. E é sobre ela que falaremos nesse artigo, vamos lá? Continue a leitura!

 

Orégano: História e Curiosidades

Ramo de orégano seco.

Orégano seco. Foto: Lucas Bori.

Apesar de reconhecermos essa especiaria como tempero principal da pizza, essa nem sempre foi sua função ao longo da história. 

 

Na idade média, ele era amplamente usado para questões medicinais. Utilizava-se o orégano para curar infecções e dores, por exemplo.

 

Já na Grécia antiga, acreditava-se que a erva tinha um grande poder ritualístico. Durante os casamentos, os noivos utilizavam coroas de orégano e, em seguida, as enterravam em cemitérios para ter certeza de que teriam uma boa vida em outro mundo. Os gregos também foram responsáveis por batizar essa erva, que teve origem por meio das palavras “oros ganos”, que significa alegria da montanha.

 

Isso porque, as colinas e montanhas ficavam absolutamente cobertas por essa planta, perfumando e refrescando o verão.

 

Mas, foi somente no Império Romano que o cozinheiro Apicius começou a utilizar essa iguaria como forma de incrementar as receitas. Ele o considerava fundamental, principalmente na criação de molhos dos mais diversos tipos.

 

Por meio da expansão do Império, o orégano chegou até países como a Itália, se tornando então um forte traço cultural. Na culinária italiana, esse tempero ocupa um lugar indispensável, sendo encontrado em molhos, vegetais, carnes e é claro: na pizza! 

 

Muitas vezes unido ao manjericão, é ele que dá um gosto tão memorável aos pratos italianos.

 

Dica da Mamma

O orégano é uma erva que pode ser facilmente cultivada em casa. Mas se você preferir comprar pronto, é fácil encontrá-lo em qualquer mercado: seja desidratado ou fresco. 

 

Você sabe como armazenar corretamente esse tempero? Confira as dicas da Mamma!

 

Orégano Fresco

É muito mais simples do que parece! Para ter um insumo que durará entre 10 e 14 dias sem perder o gosto marcante, basta seguir os seguintes passos:

 

  • pegue um papel toalha umedecido e o coloque dentro de um zip lock;
  • inclua o seu tempero dentro;
  • leve para a geladeira.

 

Ramo de orégano seco.

Ramo de orégano seco. Foto: Lucas Bori.

 

Pronto! Agora seu orégano fresco está armazenado da forma correta e você poderá usá-lo quando quiser. 

 

Outra opção para que seu tempero dure mais é congelá-lo. Para isso, basta lavar as folhas, picá-las e deixá-las secar bem. Em seguida, coloque-as em um saco e leve-o ao freezer — seu tempero durará de 3 a 6 meses.

 

Orégano Seco

Já para armazenar orégano seco, as dicas são outras, veja:

 

  • selecione um pote que feche de forma segura. Caso tenha um recipiente hermético com uma boa tampa melhor ainda;
  • adicione o tempero ao seu interior;
  • deixe em um ambiente escuro e fresco, como o armário da cozinha.

 

Essas dicas fazem toda diferença na vida dos que amam se aventurar na cozinha. Quer saber mais? Assine a newsletter da Mamma!

SHARE: