Postado em 9 de agosto de 2021 | por Mamma

Lasanha: um presente da Itália para o mundo

4 minutos para ler

Os Pizza Lovers que nos desculpem, mas hoje vamos abrir espaço para falar sobre ela, que é também uma unanimidade no prato dos italianos e brasileiros ao redor do mundo: a Lasanha. No dia 29 de Julho comemoramos no Brasil o dia desse prato tão versátil, aconchegante e saboroso. 

Essa receita que é a cara de um Domingo em família, com a mesa cheia e muito afeto, fez história ao redor do mundo. Vem com a gente descobrir um pouco mais sobre as curiosidades deliciosas desse prato milenar!

A história da Lasanha

A verdade é que a Lasanha está na história há muito mais tempo do que se imagina. Antes mesmo da Itália entrar na disputa pela autoria do prato, ela já era apreciada de diversas maneiras, por povos que vieram antes. No império Romano, já existia um lugar garantido no que era chamado de “De re coquinaria”, o que podemos traduzir hoje como o livro de receitas da época.

Naquele tempo, chamava-se de lagnum o prato conhecido por harmonizar perfeitamente folhas retangulares feitas a base de farinha de trigo e algum tipo de carne. Diferente do que se pensa, o nome não vem do alimento e sim do tipo de panela que utilizava-se para cozinhá-lo. 

Já no século XIV, encontramos registros de um prato muito similar a Lasanha, a “loseyns” nos livros de receitas da Inglaterra, durante o reinado do rei Ricardo II. Esse achado deu pano pra manga, viu? No início do século XXI, a Itália e a Grã-Bretanha entraram em um conflito diplomático: ambos os países queriam a paternidade da Lasanha. A Inglaterra foi pega de surpresa: a diferença de alguns ingredientes os afastaria do sonho de tornar a Lasanha um patrimônio Inglês.

O livro de receitas do rei Ricardo II, traz um prato com camadas finas de um cereal não identificado, com um tipo de molho e temperos como açafrão e queijo. Pode lembrar a Lasanha, não é? Mas sem tomate e algum tipo de carne, ficou complicado chamá-lo dessa forma. 

Assim, os italianos conquistaram o título de autores desse prato tão amado ao redor do mundo. O prato tradicional leva: ovos, farinha de trigo, molho de tomate e algum tipo de carne, geralmente ragu, que é uma mistura de carne de porco e boi.

Você já se perguntou por que alguns pratos italianos levam essa mistura tão inusitada de carnes? Originalmente, a vera cucina italiana foi criada como uma forma de sobrevivência

Devastada por diversas guerras desde o período Romano até os conflitos contemporâneos, os italianos faziam receitas com os insumos que conseguiam ter acesso, que muitas vezes, de nobre não tinham nada.

Dessa necessidade, passou-se a misturar a elementos básicos como farinha e ovo, as carnes que estavam disponíveis: pedaços de porco como focinho e patas, até partes subutilizadas do boi, como a bochecha, eram muito valorizadas.

O tempo passou e hoje temos a liberdade e possibilidade de executar receitas milenares com ingredientes de muita qualidade, como é o caso da Lasagne Alla Bolognese da Mamma. Mas o início dessa história é marcado por muito improviso e criatividade. 

Lasagne Alla Bolognese da Mamma 

A Mamma é apaixonada por receitas tradicionais, que nos fazem sentir na pele as delícias da culinária italiana. Pensando nisso, trouxemos para o nosso menu a receita clássica, que está registrada no comércio de Bolonha, pela Accademia Italiana Della Cucina.

Lasagne Alla Bolognese da Mamma. Foto: Derek Mangabeira.

Lasagne Alla Bolognese é um patrimônio imaterial de Bolonha. A tradição manda levar Pancetta, ragu de carne, aipo, cebola, vinho branco, leite, azeite. No menu da Mamma, ela é executada exatamente dessa forma e ainda gratinada no forno. Honrando as origens italianas, a Mamma tem muito orgulho desse prato.

Ficou com vontade? Experimente essa delícia no menu da Mamma.