Queijo Grana Padano lascado sobre tábua
Postado em December 4, 2020 | por Mamma

Queijo Grana Padano, um delírio aos cheese lovers

4 minutos para ler

 

Quem é cheese lover sabe muito bem que nas casas da Mamma o que não falta são oportunidades para se deliciar. Esbanjando um menu com mais de 9 tipos de queijo que recheiam tanto os pratos e pizzas, a Mamma se orgulha da variedade, qualidade e harmonia desse insumo.

 

Entretanto, existe um queijo que chama muita atenção por seu perfume e sabor delicado. Sim, é dele mesmo que estamos falando: o Grana Padano. Aqui, vamos entender melhor os detalhes sobre a origem, formação e história desse queijo que o mundo ganhou de presente da Itália há mais de 1.000 anos! 

 

A história do Grana Padano

Essa história começa há mais de 1.000 anos, quando os monges da Chiaravalle Abbey, uma abadia do local próxima à região de Milão, criaram o primeiro queijo Grano Duro do mundo.

 

Sophia Loren atrás de pedaço de queijo Grana Padano

Sophia Loren com pedaços de Grana Padano.

Devido aos excessos de leite produzido na abadia, foi preciso inventar uma nova forma de armazenamento para que parte do material não fosse perdido. Nesse momento, cria-se o primeiro queijo feito com leite de vaca cru do mundo! Muito interessante, não é mesmo? 

 

Outra curiosidade para lá de instigante é a origem de seu nome. “Grana” faz referência à espessura desse queijo, que transmite uma sensação granulada ao paladar de todos que o experimentam. Já “Padano” vem da região de Pianura Padana, onde o queijo pode ser produzido. 

 

As texturas do Grana Padano são realmente apaixonantes. Sua forma áspera e um pouco cristalizada é um dos motivos pelos quais não se deve cortá-lo, e sim lascá-lo para ter um melhor aproveitamento do sabor, sabia?

 

Um dos grandes responsáveis pela liberação desse sabor é a tirosina, um aminoácido escondido nesse tipo de queijo que só é possível devido à deterioração das proteínas do leite, processo sofrido naturalmente por bactérias durante a produção do queijo. 

 

Todas essas circunstâncias tornam o Grana Padano um queijo muito especial, sendo incluído na Certificação Denominação de Origem Protegida (DOP).

 

Um queijo com o certificado DOP

Para que fosse possível proteger e fiscalizar a produção de determinados produtos, a Europa criou um selo de qualidade com o objetivo de proteger esses setores, assim como oferecer ao consumidor a garantia de que estão comprando um produto genuíno. 

 

O Certificado DOP, que é abreviação para Denominação de Origem Controlada, carrega diversos fatores que o tornam muito especiais. Para que um queijo receba esse título, em sua produção é considerado por exemplo, os fatores humanos e geográficos

 

Pizza Carbonara sobre tábua de vidro.

Pizza Carbonara da Mamma com queijo Grana Padano. Foto: Derek Mangabeira.

 

Os fatores humanos são, por exemplo, se essa produção leva em consideração alguma tradição local ou alguma receita passada de geração por geração. Já o fator geográfico considera fortemente o clima, a altitude e o solo em que o processo se deu. 

 

Dessa forma, os queijos com certificado DOP são amplamente conhecidos por terem uma qualidade muito elevada. Ah, e para ter o certificado DOP também é preciso ser produzido em locais específicos da Itália, como Trento, Piacenza e Lauregno.

 

O Grana Padano nas casas da Mamma

Spaghetti Veggie sendo regado com molho de queijo Grana Padano

Spaghetti Veggie. Foto: Derek Mangabeira.

Das pizzas aos pratos, o Grana Padano pode ser encontrado em diferentes partes do menu da Mamma! Podemos começar por ela: a Pizza Grana Padano. Com lâminas generosas desse queijo, mozzarella, molho de tomate natural, orégano e rúcula, ela é um grande sucesso entre os nossos #pizzalovers!

 

Como criatividade e ousadia é um dos grandes diferenciais da Mamma, não poderíamos deixar de explorar esse queijo de diferentes formas. É por isso que no prato Spaghetti Veggie, os nossos cheese lovers conseguirão encontrar esse queijo no maravilhoso molho de Grana Padano para acompanhar as finas tiras de legumes e shitakes salteados na manteiga. 

 

Ah, e uma das grandes estrelas da casa: a pizza Carbonara, leva em sua finalização tiras de Grana Padano para o delírio de qualquer #cheeselover! Das mais clássicas às mais ousadas, a Mamma esbanja possibilidades para se deliciar com esse e diferentes outros queijos. Que tal prová-las hoje mesmo? Mangiare!

SHARE: