Ervas e especiarias sobre mesa de mármore.
Postado em January 8, 2021 | por Mamma

O incrível sabor das ervas e especiarias

6 minutos para ler

 

A Mamma acredita no poder da gastronomia enquanto veículo. Um prato preparado de forma especial, com carinho e atenção é capaz de despertar sensações indescritíveis. Não à toa existe o ditado “uma comida começa a ser devorada pelos olhos”.

 

É preciso ter sensibilidade para perceber que todos os nossos sentidos estão envolvidos na hora que vamos devorar uma boa refeição. Ativar o olfato, o paladar e até mesmo a visão. Uma comida feita com amor é capaz de fazer qualquer pessoa viajar, mesmo que sentada à mesa de um restaurante.

 

Afinal, quem nunca teve aquela sensação familiar ao degustar uma boa pizza? Voltar ao quintal da nonna na primeira garfada de uma boa macarronada?

 

São muitas as texturas, os sabores e as possibilidades. Alguns dos grandes responsáveis por essa alquimia são elas: as ervas e especiarias. Do orégano à pimenta rosa, as especiarias têm um papel fundamental para tornar qualquer prato único.

 

A história desses condimentos atravessa gerações e continentes. Afinal, há cerca de seis séculos, cruzava-se oceanos em busca desses ingredientes que hoje encontramos de forma fácil e rápida pelos mercados. O mapa do mundo foi redefinido e, junto com ele, a forma de se alimentar. Tudo isso, graças à vontade do homem de conservar e dar personalidade aos alimentos.

 

Pintura de Alfredo Roque Gameiro representando a partida de Vasco da Gama de Calicute, na Índia.

“A partida de Vasco da Gama a Índia em 1497”. Pintura: Alfredo Roque Gameiro, 1900. Biblioteca Nacional de Portugal.

 

A culinária como conhecemos hoje foi severamente influenciada pela história das especiarias. Isso aconteceu pois, quando travavam batalhas e atravessavam oceanos em busca de pimenta, por exemplo, existia também uma grande troca. Cultura, hábitos, experiências e diferentes formas de cozinhar: tudo isso era transmitido.

 

Inclusive entre o Brasil e a Itália, muitas dessas trocas tornaram-se potentes ao longo do tempo. No século XIX, a migração italiana para o Brasil reforçou ainda mais a influência do país na forma de cozinhar e nos temperos locais.

 

Essas ervas e especiarias têm um importante lugar também nos pratos da Mamma. Que tal entender melhor sobre cada tempero que habita o nosso menu?

 

As ervas e especiarias nos temperos da Mamma

Secas ou frescas, as ervas e especiarias selecionadas pela Mamma compõem as criações com leveza e personalidade. Nas cozinhas das casas, passeiam algumas variedades como alecrim, tomilho, pimenta-do-reino e até a exótica aroeira.

 

Orégano

Orégano em colher de pau, uma das ervas e especiarias mais usadas no mundo.

Foto: Zirconicusso/Freepik.

Presente em todas as pizzas da Mamma, o orégano é um dos temperos que mais encontramos nas receitas italianas. Com um sabor pungente, pode ser consumido tanto na versão fresca quanto seca.

 

Pode ser cultivado em algumas regiões da América, Itália e Inglaterra. Para ter melhor aproveitamento do seu sabor, é preciso utilizá-lo seco, assim como fazemos nas casas da Mamma, ao finalizar as pizzas.

 

Alecrim

Punhado de alecrim em colher de metal, uma das ervas e especiarias de sabor mais marcante na culinária.

Foto: Taryn Elliot.

Essa é uma daquelas ervas que conseguimos memorizar o cheiro, de tão maravilhosa. Ela é um deleite para os amantes das focaccias e crostatas da Mamma.

 

O alecrim é responsável por ornamentar e finalizar as massas crocantes e fofinhas da Mamma. Quando junto com o sal grosso, é uma dupla imbatível! Também podemos encontrá-lo em alguns drinks, como a Gin Tônica della Mamma, por exemplo.

 

Manjericão

Manjericão sobre prato branco

Foto: Suzy Hazelwood.

Apesar de ser um famoso elemento da culinária italiana, a origem dessa especiaria vem do outro lado do mundo. Ele é originário da Índia, assim como a maioria dos temperos que conhecemos. Junto com ele, vieram condimentos como o cravo, o gengibre, o louro e o cardamomo.

 

As suas folhas apresentam um sabor picante e doce, que harmonizam perfeitamente com alguns pratos da Mamma. Para o recheio do pão Calábria, no preparo do molho pesto da casa e na finalização de oito receitas de pizza, como a Margherita.

 

Tomilho

Tomilho sobre tampo de madeira

Foto: ipolly/Freepik.

Com sabor picante e folhas pequeninas, esse tempero não fica atrás dos demais. O seu aroma intenso traz grande personalidade. Você é capaz de reconhecer o cheiro de um punhado de tomilho há metros de distância.

 

Usado com frequência nos pratos de almoço da Mamma, o tomilho confere um sabor intenso aos preparos e muita beleza à montagem dos pratos.

 

Pimenta Rosa

Pimenta rosa sobre cuia de cobre.

Foto: tysb/Freepik.

É da árvore Aroeira que nasce esse fruto, o qual batizamos de pimenta rosa. Ao contrário do que se pensa, ela tem sua origem na América do Sul e grande presença na culinária local. Se utilizadas inteiras, as sementes podem dar um gosto adocicado e perfumado. Se moídos, os grãos puxam um pouco mais para o salgado.

 

Contendo diversos antioxidantes, a pimenta rosa é uma excelente opção para temperar azeites. Na Mamma, ela é utilizada na pizza Mamma Quaresma — receita assinada pela chef Flávia Quaresma, que leva os ingredientes preferidos de sua mãe.

 

Pimenta-do-reino

Pimenta-do-reino sendo colocada sobre mesa de madeira com colher de pau

Foto: Racool Studio.

Essa iguaria pode ser encontrada sob as mesas de todas as casas da Mamma, lado a lado com as garrafas de azeite. Seus grãos secos e moídos podem ser um ótimo ornamento para qualquer prato ou pizza.

 

Além do sabor forte e picante, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde. Seu efeito anti-inflamatório pode melhorar o estado de humor e trazer mais alegria para o dia. Originária da Índia, provocou grande comoção na época das grandes navegações, entrando para a história mundial como um produto de suma importância econômica. 

 

Uma outra forma de aproveitar os sabores desses condimentos nas casas da Mamma, é usar e abusar dos azeites saborizados.

 

Os azeites da Mamma

Em seu menu, a Mamma conta com 6 tipos exclusivos de azeites com sabores muito bem elaborados para harmonizar com as pizzas e pratos da casa. Três desses azeites contam com ervas e especiarias muito especiais:

 

  • Azeite de Manjericão;
  • Azeite de Alecrim;
  • Azeite de Pimenta.

 

São muitos os sabores e temperos que circulam e florescem na cozinha da Mamma. Que tal ir até alguma das casas e experimentar? Não deixe de fazer a sua reserva!

SHARE: