Mão de uma pessoa segurando uma taça de chá.
Postado em September 20, 2021 | por Mamma

Chá de hibisco, mate ou maracujá? A Mamma tem todos!

5 minutos para ler

Existem algumas bebidas que são tão maravilhosas e versáteis que é difícil encontrar alguém que não goste. Com a possibilidade múltipla de criação e de degustação, o chá é uma delas.

Quente, gelado, saborizado com outras especiarias e até mesmo em drinks especiais, o chá tem a capacidade de agradar a todos os paladares

Essa bebida de origem ancestral tem uma história pra lá de especial e queremos compartilhá-la com você. Quando feito com ervas selecionadas e toda atenção que só a Mamma tem na preparação, o chá se torna uma iguaria mais especial ainda. 

Vamos conhecer mais sobre o mundo dos chás? Vem com a Mamma! 

 

A história 

 

Ilustração de japoneses tomando chá.

De origem oriental, o chá surgiu como um “acidente”: há mais de 2 mil anos antes de Cristo, quando o imperador Chinês Shen Nung pediu um copo de água fervida e algumas folhas caíram em sua bebida. O imperador bebeu e apreciou a criação inesperada. Dizem que as folhas do primeiro chá são de Camellia Sinenses, popularmente conhecido como Chá da Índia. 

Depois da ocasião pioneira, em 805, o Japão começou a cultivar o chá e o transformou em uma cerimônia espiritual: um momento de pausa e de reconexão com a paz. A partir dali, a receita se espalhou e o mundo foi se apaixonando por esse universo. 

A bebida foi popularizada no Reino Unido em 1662, culminando na Revolução Americana dos Estados Unidos, em 1773, e chegou ao Brasil em 1812. O chá também transformou toda a produção nacional do Sri Lanka. Em 1827, os ingleses substituíram as plantações de café do país por plantações de chá, tornando o Sri Lanka o maior produtor de chá da atualidade.

 

Em 1905, os EUA começaram a comercializar os saquinhos da bebida e o chá gelado foi criado, caindo de vez na boca do povo. 

O chá faz parte da formação do mundo como conhecemos, representa culturas ancestrais de diferentes lugares e ainda faz bem ao corpo e à mente. Tem como não amar? 

Se você ainda está curioso, desce mais um pouquinho para conferir como o chá pode ser bom para você.

 

Os benefícios do Chá

Além de toda presença histórica, o chá de plantas é um instrumento poderoso de manutenção da saúde. Sendo facilmente adaptado a qualquer rotina, faz bem em diferentes ocasiões e pode auxiliar em um dia a dia mais saudável. 

Alguns dos benefícios são:

  • acalmar a mente; 
  • ajudar a desestressar;
  • hidratar o corpo;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • diminuir os níveis de colesterol;
  • desintoxicar o organismo;
  • melhorar o foco e concentração.

Dependendo das folhas e ervas que serão utilizadas, o chá pode ser um ótimo parceiro em uma vida com mais saúde

Nesse sentido, o método mais indicado para fazer o seu chá é a infusão. É a maneira que melhor preserva as propriedades benéficas das plantas. 

Alguns estudos dizem que se você conseguir implementar na sua rotina 3 xícaras de chá por dia, os benefícios são contínuos e notórios. Mas não passe das 3 xícaras, combinado? Para você observar as mudanças positivas sem exagero.

Que tal se jogar nas opções de chás da Mamma? Além de deliciosos, eles podem te ajudar e muito. Vem ver!

 

Quente, gelado, como você quiser! A gente faz na Mamma Jamma. 

A parte mais bacana e divertida dos chás é a alta versatilidade e o universo de possibilidades que eles proporcionam. 

Dá para tomar bem quentinho, relaxar e descansar o corpo e a mente. Também é possível beber geladinho em um dia de sol, para se refrescar. Dá até para tomar em um delicioso GT no happy hour. É você quem escolhe, Tea lover!

Na Mamma, temos 3 opções absolutamente maravilhosas. Fica difícil saber por qual começar.

 

Chá Mate

A erva-mate, muito utilizada no Sul do Brasil no Chimarrão, tem uma releitura muito amada pelos cariocas. E é claro que a Mamma também fez sua versão. 

O mate gelado é perfeito para matar a sede naqueles dias de calorão. Mas também faz bem nos dias em que você precisa de um foco a mais.

 

Garrafa de chá Mate da Casa

Mate da Casa. Foto: Derek Mangabeira.

 

Isso porque essa bebida está cheia de benefícios. Além da cafeína, perfeita para dar aquela energia para o seu dia, o chá-mate é ideal para ajudar na concentração, na digestão, fortalece o sistema imunológico e muito mais! 

Essa especiaria maravilhosa também está disponível pelo nosso delivery, acredita?! Você pode se deliciar, sem sair de casa.

 

Chá de maracujá com frutas vermelhas

Sabe o chá refrescante perfeito para relaxar e curtir o momento? Esse é o chá de maracujá com frutas vermelhas.

Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, o chá de maracujá também é um excelente chá relaxante, capaz de tirar qualquer estresse de foco. 

As frutas vermelhas, por sua vez, deixam a bebida com um sabor mais apurado, amplificando os efeitos antioxidantes e somando nos nutrientes. Ah e claro, isso sem contar o sabor que leva qualquer um ao delírio. A combinação perfeita existe sim.

 

Chá de hibisco com frutas vermelhas

 

Taça de chá de hibisco.

Taça de chá de hibisco. Foto: Derek Mangabeira.

Pensa em um chá poderoso, delicioso e marcante? É o chá de hibisco com frutas.

Um dos queridinhos da Mamma, esse chá é feito com o botão seco das flores de Hibisco, que dão a coloração rosa apaixonante. Altamente antioxidante e anti-inflamatório, regula os níveis de colesterol, faz bem para o fígado e é um auxiliar na manutenção do metabolismo.

Aqui na Mamma, o nosso chá de hibisco também tem frutas vermelhas. Para deixar tudo ainda mais delicioso e colorido. 

Agora que você está por dentro da história, da importância e dos benefícios do chá, a gente espera você aqui para provar nossos Chás da Casa.

Vem conferir o nosso menu por aqui, vem?!

SHARE: