Postado em 27 de agosto de 2021 | por Mamma

Burrata, a experiência inesquecível do queijo macio da Puglia

6 minutos para ler

Nunca neva em Puglia, mas em 1956 nevou e foi graças a isso que nasceu uma das queridinhas da Mamma: a Burrata. Por aqui, somos apaixonados por cada insumo e a história que carregam. 

Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa iguaria tradicional italiana de textura inigualável e formato descomplicado que há décadas vem conquistando o coração dos nossos cheese lovers.

Assim como a Mamma, a Burrata representa a união perfeita da Itália tradicional com a versatilidade do mundo moderno. Um queijo único, firme por fora e muito macio por dentro. Quem conhece, ama. Quem ainda não experimentou, precisa conhecer.

Vamos às apresentações? Só um aviso: alto risco de terminar o texto com água na boca e sair correndo para a Mamma Jamma para conferir. 

História da Burrata

Existe um debate sobre o nascimento da Burrata: há quem diga que o queijo macio surgiu há mais ou menos 100 anos, em meados de 1920, e tem quem afirme que a Burrata nasceu pelas mãos do queijeiro Lorenzo Bianchini, em 1956, em uma tentativa de não desperdiçar o seu estoque de queijos durante uma forte nevasca.

A certeza unânime a respeito da história da Burrata é que seu surgimento se deu na Puglia, região Sul da Itália. Uma das versões conta que tudo teve início em 1956, quando uma nevasca inesperada atingiu esta região.

Ao perceber as ruas da cidade cobertas de gelo, em uma temperatura de -10 graus e com os transportes completamente paralisados, o italiano Lorenzo Bianchini criou sem querer a Burrata, para ajudar a amenizar os efeitos catastróficos do frio.

Dessa forma, ele juntou a stracciatella, manteiga e creme de leite com os resíduos de mozzarella que sobravam. Em seguida, ele desenvolveu então uma fina capa, que inicialmente era apenas para otimizar o transporte desse recheio, mas com o tempo passou a fazer parte da Burrata. 

Uma outra versão da história, conta que, fruto de engenhosidade humana, a Burrata surgiu como uma medida deliciosa para solucionar uma necessidade nobre: diminuir o desperdício de alimentos.

Quando os queijeiros faziam os cortes de suas mozzarellas, pequenos retalhos sobravam. Para não jogar fora, os pedaços excedentes eram desfiados com os dedos e reutilizados em um creme feito de leite de vaca coalhado.

A mistura, após descanso, era manejada para formar as famosas bolas do queijo, geralmente do tamanho de uma bola de tênis, mas podendo variar entre 100g e 1kg. Antigamente, os queijeiros sopravam uma fatia bem fina e maleável de mozzarella em formato de balão, formando assim, a bolsa resistente que envolve o conteúdo. Hoje, máquinas de ar comprimido formam o sachetto.

Apesar de ser produzida, originalmente, com leite de vaca, é comum encontrarmos Burratas feitas com leite de búfala no Brasil. Isso garante um sabor ainda mais inconfundível e intenso. Vale a pena experimentar os dois!

Curiosidade

Nos primórdios do surgimento da Burrata, quando pronta para envio aos mercados, as bolas de queijo eram envoltas em folhas de asfódelo, uma planta comum na região. Garantindo assim, sua segurança nas viagens de cavalo até os locais de venda. Para saber se a Burrata era fresca, bastava observar as folhas verdes envolvendo o produto. Uma embalagem orgânica para um produto único. Legal, né? 

Sabor único e características marcantes

À primeira vista, a Burrata causa muita curiosidade. Seu envolto resistente reserva no interior um creme extremamente macio e saboroso. Burrata quer dizer “amanteigado” e, no primeiro contato, o queijo faz jus ao nome.

Não precisa de muita destreza ou uma faca muito afiada: basta um leve toque para notar que o seu conteúdo é completamente cremoso e convidativo à degustação.

Burrata servida. Foto: Derek Mangabeira.

Ao fazer o corte, a burrata se abre e revela um creme de textura macia, que se espalha por todo o prato. Com seu sabor fresco e delicadamente ácido, a Burrata derrete na boca ao experimentar.

Apesar da semelhança com a mozzarella, a Burrata se difere por sua textura e confecção. Por fora, são queijos idênticos: lisos, branquinhos e feitos com leite de vaca. O interior cremoso é feito com a mistura de nata: a stracciatella, que é o que faz da Burrata, uma Burrata. Depois do corte, não tem como confundir!

O segredo do sucesso

Pelo formato irreverente, textura sem igual e versatilidade nos pratos, a Burrata ganhou muita visibilidade e apreciação no Brasil. O carinho dos apaixonados pelos costumes italianos e dos cheese lovers é garantido por essa iguaria. 

Das entradas aos pratos principais, ela se encaixa perfeitamente em diferentes ocasiões e pratos. Vai muito bem em saladas, dialogando com insumos mais leves como rúcula e tomate, mas também inovando com especialidades como presunto de Parma e figo.

Harmonizando muito bem com massas e pizzas, confere uma textura especial aos pratos mais amados. A cremosidade da Burrata se multiplica depois de derretida, deixando o que já é delicioso, ainda melhor.

As Burratas da Mamma

Quando na Mamma Jamma, aproveite para experimentar nossa Burrata e se deliciar com a experiência que é desbravar o creme macio do queijo. A decisão é sua: para abrir o apetite ou como prato principal. Se você quer começar bem, o antipasti clássico de Burrata ao forno, com rúcula, tomate seco, parmesão e crostata no azeite é a pedida para quem deseja uma versão mais tradicional. 

Uma outra possibilidade de entrada no nosso cardápio é a Burrata Della Mamma, uma releitura versátil e moderna, com alguns itens é ideal para sentir a alma da Mamma e sua vera cucina italiana.

Para os #pizzalovers, aconselhamos a pizza Burrata, de nome autoexplicativo. Repleta de creme de Burrata, com mozzarella para deixar tudo ainda mais cremoso, fatias generosas de presunto de Parma, tomates cerejas perfeitamente assados no forno e o clássico molho de tomate natural da casa, uma combinação para ninguém botar defeito!

A versatilidade do queijo macio prevê inúmeras possibilidades de experiências deliciosas e únicas. Do jeito que a Mamma gosta, a Burrata é um ingrediente prático e acolhedor, perfeito para proporcionar momentos felizes com aqueles que mais amamos partilhar.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história e utilização da Burrata, deleite-se com esse presente de Puglia, para o mundo.

Ah! Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para mais dicas gastronômicas e curiosidades. Acesse @mammajammapizzeria no Instagram e expanda cada vez mais o olhar para experiências inovadoras e inesquecíveis.