Musa da Mamma Monica Vitti

Postado em 8 de fevereiro de 2022 | por Mamma

Monica Vitti – A Rainha do Cinema Italiano

3 minutos para ler

Além das maravilhosas heranças que a Itália nos deu, ela possui outro talento: presentear o mundo com artistas inesquecíveis e atemporais. A atriz Monica Vitti foi uma delas. Com uma carreira impecável e um talento fora da curva, ela, que também é uma das musas da Mamma, marcou a história do cinema italiano. 

A trajetória de mulheres que estão de fato à frente do seu tempo é uma grande inspiração para a Mamma. Por isso, hoje vamos entender um pouco melhor sobre o caminho dessa artista. 

A História de Monica Vitti 

Conhecida por seus cabelos bagunçados, voz rouca e olhar melancólico, a atriz nasceu em Roma, em 1931. Seu interesse pela vida de artista começou cedo, durante meados da Segunda Guerra Mundial.

“Enquanto as bombas caíam, quando precisávamos nos refugiar nos abrigos, meu irmão mais novo e eu improvisamos pequenas peças de teatro para entreter quem estava por perto”, como relata a reportagem da CNN Brasil.

Monica contava também que o seu interesse pelo teatro começou quando ainda era menina, enquanto passava pela Escola de Arte Dramática Nacional e via alguns atores ensaiando. Ali, a pequena atriz que existia na musa já começava a ser instigada. 

Em 1953, com muito orgulho, ela se formou na mesma escola a qual se inspirava tanto. A partir desse momento, sua carreira se desenvolveu gradativamente e, assim, nasceram alguns filmes que marcaram a história

Entretanto, foi apenas por suas pequenas participações como coadjuvante, em um longa-metragem de comédia, que o diretor Michelangelo Antonioni percebeu a atriz. Nesse momento, os dois começam uma história de grande parceria profissional e também afetiva. 

Desse encontro surgiram filmes como “A Noite”, “A Aventura” e “O Deserto Vermelho”. Todos esses trabalhos a consagraram como uma das maiores atrizes de comédia do cinema italiano.

Vídeo Monica Vitti danse sur une chanson de Mina.

Quando falamos sobre prêmios, o que não faltam são indicações para a musa. Ela recebeu  5 vezes o David Di Donatello, um dos prêmios mais relevantes da Itália, um Leão de Ouro em reconhecimento a sua carreira e um Urso de Prata no Festival de Berlim.

Monica-Vitti

A história de Vitti é desvelada com diversos detalhes no filme “As mil e uma Monicas”, em que seus altos e baixos são revelados em um lindo documentário que conta a história da atriz. Vai nessa dica da Mamma, aproveita e assiste! Você não vai se arrepender!

Aos 90 anos, devido à doença de Alzheimer, a rainha do cinema se despede de nós, em Roma, e passa a receber o mesmo título que a cidade: eterna.

Assim como Vitti, a Mamma tem muito orgulho de carregar em suas casas dezenas de nomes de mulheres que marcaram a história. Para saber mais sobre elas, que tal dar uma olhada nas News da Mamma? Esperamos por vocês!