Musa da Mamma, Maria Montessori, ensinando uma criança

Postado em 20 de abril de 2022 | por Mamma

Quem é Maria Montessori? A musa italiana que transformou a educação!

3 minutos para ler

“A criança nos dá uma bela lição — que para formar e manter nossa inteligência, devemos usar nossas mãos.”

Nada melhor do que essa frase, dita pela médica e musa da Mamma, Maria Montessori, para começarmos o nosso papo. Dia 28 de abril comemoramos o Dia da Educação e, é claro que hoje falaremos um pouco mais sobre essa italiana que revolucionou a forma de ensinar.

A história de Maria Montessori

Maria Montessori em uma foto preto e branca sentada lendo livros.

Montessori nasceu na cidade de Chiaravalle, na Itália. Desde pequena deixou claro o seu interesse por áreas como biologia e matemática. Na infância, seus pais reforçaram a ideia de que a queriam como professora, mas a princípio, ela escolheu um caminho oposto. 

Surpreendeu a todos quando se inscreveu na faculdade de medicina na Universidade de Roma e se tornou a primeira mulher italiana a se formar em medicina — para nossa sorte! E Maria não parou por aí.

Após se apaixonar pelo mundo da psiquiatria infantil, formou-se em outras faculdades como pedagogia, antropologia e psicologia. Foi assim que Montessori chegou a uma conclusão: a educação deveria ser focada na criança ao invés do tutor. A chamada “auto-educação” veio para contradizer como a sociedade lidava com a infância. 

Após se apaixonar pelo mundo da psiquiatria infantil, formou-se em outras faculdades como pedagogia, antropologia e psicologia. Foi assim que Montessori chegou a uma conclusão: a educação deveria ser focada na criança ao invés do tutor. A chamada “auto-educação” veio para contradizer como a sociedade lidava com a infância. 

Para ela, os primeiros anos de qualquer pessoa deveriam ser pautados em três pilares: atividade, individualidade e liberdade. Ou seja: ela acreditava que o ser humano já nasce com um potencial criador e que ao adulto, cabe apenas guiar essa experiência e não ser o centro dela. 

Se hoje temos escolas com cadeiras do tamanho dos alunos, aulas mais ligadas à natureza e escutamos as demandas das nossas crianças, é graças a ela!

Após sua experiência com diversos tipos de crianças, em 1907, Maria inaugura em um bairro periférico de Roma a sua primeira escola: Casa dei Bambini. Lá ela começa a colocar em prática tudo que havia teorizado. Pela evolução das crianças, essa forma de educar começa a chamar a atenção ao redor do mundo e seus pensamentos são altamente difundidos. 

Como a mesma disse, e é citado em seu site oficial: “Uma educação capaz de salvar a humanidade não é tarefa pequena. Envolve o desenvolvimento espiritual do ser humano, o aprimoramento de seu valor individual, e a preparação dos jovens para compreenderem o tempo em que vivem”.

Entre um exílio e outro, em tempos de ditaduras espalhadas pelo mundo, Montessori consegue viajar para diversos países como México, Espanha e os Estados Unidos para falar e ensinar sobre o que ela mais acreditava: uma educação livre. 

Em 1949, ela recebe a primeira das três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Mamma mia! Até hoje Maria Montessori segue sendo uma referência quando falamos sobre educação. 

Uau! Maria realmente foi uma mulher à frente do seu tempo e assim como ela, a Mamma é inspirada por diversas outras mulheres italianas. Que tal conhecê-las nas News da Mamma?