Duas mulheres lendo um livro de Elena Ferrante.
Postado em August 13, 2021 | por Mamma

A misteriosa Elena Ferrante: escritora e musa da Mamma

4 minutos para ler

 

Entre atrizes, cientistas, astronautas e pintoras, encontramos também algum tipo de mistério entre as musas da Mamma. Se você nos acompanha por aqui há algum tempo, já sabe que quando falamos delas, estamos falando também de mulheres absolutamente inspiradoras e à frente do seu tempo

Elena Ferrante é uma das musas capazes de unir todos esses atributos. A escritora sabe muito bem o que faz e carrega em suas histórias um enigma que intriga e aquece a sua relação com os fãs. Afinal, quem é Elena Ferrante? A escritora best-seller se esconde por trás desse pseudônimo, carregando muito mistério por trás de suas obras. 

 

A musa por trás do pseudônimo

O mundo literário nunca mais foi o mesmo depois da década de 90, período em que Elena Ferrante lançou seu primeiro livro: “Um Estranho Amor”. O talento e precisão da musa com as palavras, fez o mundo se perguntar: quem é o rosto por trás do nome Elena Ferrante? 

Enquanto as pessoas se debruçavam nessa incógnita, a musa concedia algumas entrevistas, feitas por email afirmando: “o que conta para mim é o direito de preservar o espaço criativo”, como disse em 2014, para o New York Times.

Em 2016, o jornalista Claudio Gatti resolveu investigar a fundo a identidade da autora e nos deu algumas pistas sobre quem de fato poderia ser Elena. A publicação chamada “The New York Review of Books” apresenta a italiana Anita Raja como mãe das ideias que fizeram os romances se espalharem pelo mundo. 

No artigo, Gatti afirma que chegou a essa conclusão após perceber que Anita trabalhava como tradutora na editora responsável pelo lançamento dos livros. Além disso, ela também seria casada com Domenico Starnone, um dos grandes autores italianos da época. 

Essa teoria levou muitas pessoas a pensarem que o próprio Domenico poderia ser o nome por trás dos títulos de Elena, ou então até mesmo uma obra escrita à quatro mãos, quem sabe? 

Claudio notou que havia uma grande coincidência entre o enriquecimento do casal e os números faturados por Elena ao longo dos anos. O que nos deixa mais perto de acreditar nessa constatação é a ideia de que Elena é sim uma mulher, entre seus cinquenta e poucos anos, com sensibilidade e força para escrever histórias sobre sua vida em Nápoles. 

De todo modo, o que resta para nós são as experiências que vivemos quando imergimos nas histórias da musa. A mesma afirmou categoricamente em uma nova entrevista: “já fiz o suficiente por essa história, eu a escrevi”. Então, que tal mergulharmos mais profundamente nas histórias de Elena Ferrante, em vez de nos atermos apenas na vida da autora?

 

A obra de Elena 

Apesar de ter escrito o seu primeiro romance em 1992, é apenas em 2011, com a tetralogia “A Amiga Genial” que ela passa a ser reconhecida pelos quatro cantos do mundo como uma autora fora da curva. 

 

Livros de Elena Ferrante.

No livro, Elena passeia pela história de duas melhores amigas ao longo das décadas. É uma escrita leve e que nos transporta para a cidade palco da trama: Nápoles. Usando dialetos locais e muito conhecimento sobre a cultura, o drama é também uma forma de sustentar o legado italiano, suas memórias e passado. 

A história da protagonista Lila e sua melhor amiga nos transporta para uma Itália cheia de movimentos sociais, revoluções estudantis e trabalhistas de forma densa e muito acertada. A projeção da autora começou a ganhar outros níveis quando a HBO comprou os direitos da trama para produzir o best-seller com 16 milhões de cópias vendidas em uma série de TV.

Desde então, o sucesso da história só cresce, consagrando Elena Ferrante como uma das mais importantes escritoras contemporâneasAlém de “A Amiga Genial”, a tetralogia inclui títulos como “História de Quem Foge e de Quem fica”, “História do Novo Sobrenome” e “História da Menina Perdida”.

 

Claro que, após toda essa trajetória para lá de genial, a Mamma não poderia deixar de homenagear uma das maiores escritoras italianas de todos os tempos. O nome de Elena está estampado em uma das baias da nossa casa do Plaza Shopping, em Niterói.

 

Baia do restaurante Mamma Jamma em Niteroi com o nome de Elena Ferrante estampado.

Mamma Jamma Plaza Shopping, Niterói. Foto: Derek Mangabeira.

 

Ficou curioso para saber as curiosidades e realizações de outras musas da Mamma? Nas News da Mamma temos vários artigos que contam essas histórias! Que tal viajar por aqui?

 

SHARE: