Filtrar por:

  • No categories
Spaghetti Al Pomodoro, um dos tipos de macarrão presentes na Mamma Jamma em prato de cerâmica sobre tampo escuro

Postado em 17 de June de 2022 | por Mamma

Spaghetti: o design veramente italiano

5 minutos para ler

Onde estão os pasta lovers? Todos aqui concordam que um bom macarrão poderia estar facilmente entre as sete maravilhas do mundo, não é mesmo? Temos muito o que agradecer aos italianos por aperfeiçoarem com maestria a arte de criar combinações perfeitas quando se trata de uma boa pasta, além criar diversos tipos de macarrão deliciosos — como o spaghetti.

A Mamma acredita que a arte está presente em diversos espaços, e com certeza a gastronomia é um deles. Quando falamos sobre as famosas pastas italianas então, os detalhes se tornam ainda mais preciosos.

Ao longo dos anos, o macarrão se tornou uma comida muito popular no Brasil, o que pode nos dar a falsa impressão de que é um prato que pode ser preparado sem muito cuidado. Mas não se engane: cada detalhe faz diferença! O corte da massa, textura, molhos que melhor harmonizam com cada uma… Tudo isso precisa ser considerado na hora de fazer un vero spaghetti italiano!

Então se preparem, botem a água para ferver e vamos nessa!

A história do Spaghetti

Laura Fernandez comendo spaghetti na Mamma Jamma
Laura Fernandez para Mamma Jamma

Ele é um dos queridinhos por aqui. Nos filmes, ele já foi até símbolo de alguns romances, como no filme “A Dama e o Vagabundo”, onde os apaixonados dividem um fio de spaghetti. Para os amantes de macarrão, ele pode ser o almoço de domingo, o prato principal para um momento especial e até, quem sabe, uma comfort food para dias difíceis. 

Para Sophia Loren, musa da Mamma, é o motivo de todo o seu sucesso, amor declarado na famosa frase da diva: “Everything you see I owe to Spaghetti.

Onde será que essa história começa? Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de macarrão não foi criado pelos italianos! Ele teve origem no oriente e foi idealizado pelos chineses. 

Entretanto, os italianos o batizaram e aprimoraram. Spaghetti é o diminutivo de “spago”, que em italiano significa “barbante”. Ele recebeu esse nome por seu formato cilíndrico, longo e fino. A partir daí, foram surgindo diversos tipos de derivações, com base no seu diâmetro, como spaghettoni, capellini e spaghettini. 

É claro que, ao chegar na Itália, ele ganhou características ainda mais marcantes, como a criação de molhos que harmonizassem com a sua textura e formato fino e comprido. Essas misturas deram origem a sabores inesquecíveis, que tornaram o spaghetti uma marca da cultura italiana.

Mas afinal, qual o melhor tipo de molho para acompanhar essa pasta? A realidade é que por sua versatilidade, fazer combinações por aqui não é o maior dos problemas! Ele vai muito bem com molho à bolonhesa, diversos tipos de ervas, carnes e queijos.

Nas casas da Mamma, amamos explorar todas essas possibilidades. Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Spaghetti Al Pomodoro

Esse prato é a comprovação de que, às vezes, o caminho mais simples pode ser um dos mais encantadores. É a junção dos ingredientes mais básicos da culinária mediterrânea: molho de tomate fatto in casa e manjericão. 

Para harmonizar, que tal um bom Malbec? Você vai se surpreender, pasta lover!

Spaghetti Cacio e Pepe

Spaghetti Cacio e Pepe em prato branco
Spaghetti Cacio e Pepe

Esse prato é um verdadeiro clássico que ultrapassou gerações e gerações de italianos. Não se sabe ao certo quando essa história começa, mas conta-se que essa receita foi criada por pastores de ovelha. 

Isso porque, durante os pastoreios eles conseguiam levar consigo apenas ingredientes não perecíveis, como pasta e pimenta do reino. No local, eles extraíam o leite da ovelha e transformavam em queijo Pecorino. 

O que esse prato tem de simples, tem de delicioso! Além disso, é um prato com um sabor muito marcante. Olha só: Fonduta de queijo Pecorino e pimenta do reino. Isso faz com que um bom vinho seja sempre uma ótima escolha para harmonizar. 

Aí já viu, né? O combo perfeito para qualquer italiano! Não existe um romano que não conheça e não entenda o Cacio e Pepe como um patrimônio da cultura. É incrível demais!

Spaghetti Alla Carbonara

Por falar em clássico… Esse daqui, não tem comparação ou explicação! Como a maioria das tradições, não sabemos dizer ao certo em que momento específico da história ele foi criado, mas sabemos como! 

Carbonara vem da palavra “carvão”, ou “carbone”, em italiano. Da mesma forma que os pastores criadores do Cacio e Pepe precisavam se abastecer apenas de alimentos que não fossem estragar, o mesmo acontecia com os carvoeiros — trabalhadores das minas de carvão.

Eles levavam consigo pasta secca e esperavam para entender quais insumos conseguiriam ali na hora. Hoje em dia utilizamos a Pancetta, mas antigamente usava-se a carne que era possível conseguir na hora, junto com os ovos e queijo. 

Acrescentamos também a pimenta do reino em homenagem a essa origem, pois na época, o macarrão ficava com lascas pretas por cima devido a grande quantidade de carvão que pairava no ar e acabava caindo nos pratos. 

Spaghetti alla Carbonara
Spaghetti alla Carbonara.

A verdade é que apesar da história do Carbonara ser muito curiosa, o que mais chama atenção é o seu sabor único, que virou tradição na Itália há séculos: Pancetta, Pecorino, gema de ovo e pimenta do reino.  

O spaghetti é isso tudo mesmo! Todas as suas possibilidades dão água na boca e são absolutamente deliciosas. Que tal pedir um desses no conforto da sua casa? Ou então ir até a uma das casas da Mamma e se deliciar com esses clássicos? Esperamos por vocês!