Filtrar por:

  • No categories
Prato glamouroso com spaghetti pomodoro

Postado em 15 de June de 2022 | por Mamma

How-to: veja como montar pratos glamorosos

3 minutos para ler

Que gastronomia, arte e design tem tudo a ver a gente você já sabe, né? Já vimos como montar uma mesa glam e até escolher o melhor look para um jantar veramente italiano. 

Agora, vamos nos aprofundar ainda mais e dar as melhores dicas de como montar um prato belíssimo. Andiamo

Como montar pratos glamorosos 

Alimentar-se é, além de tudo, uma experiência sensorial. E acredite: ela começa com o olhar. É instinto! Afinal, selecionamos o que vamos devorar primeiramente a partir da estética, e sempre foi assim! 

Então vem com a Mamma, porque neste post vamos te ensinar o passo a passo de como aguçar esse sentido tão essencial. 

A harmonia dos elementos

Devemos pensar em um prato como uma pintura em branco. Organizar a proteína, o carboidrato e os molhos como se fossem tintas na mão de um pintor é um ótimo começo!


As Cores

Mesa posta com pratos gramourosos

Aposte em contrastes! Caso esteja lidando com uma massa de cor única, como um Spaghetti Al Pomodoro, por exemplo, que tal utilizar um prato colorido? Ele trará o destaque que a receita merece. 

Outra boa opção é apoiar o prato em um sousplat colorido, por exemplo. Ele pode trazer a leveza e o glam que procuramos.

Regra dos três terços

prato glamouroso com a regra dos três terços

Apesar de simples, essa regra criada pela alta gastronomia vai te ajudar muito na hora de montar o prato perfeito!

No centro do prato, imagine quatro linhas: duas horizontais e duas verticais, formando 9 quadrados. A ideia aqui é buscar a harmonização entre os ingredientes e criar a sobreposição perfeita. 

Posicione sempre a estrela do prato no quadrado do meio. Em seguida, distribua os demais elementos nos quadrados em volta. 

Caso tenha menos elementos, como carne e pasta, utilize as linhas centrais como guia para distribuí-los.

Ah, claro que você pode abusar da sua criatividade nesse momento. Lembre-se que o prato é uma tela em branco, então, está liberado distribuir os ingredientes na diagonal, fazer desenhos com os molhos escolhidos, utilizar plantas comestíveis. Tudo é possível! tome cuidado com a harmonia que tanto buscamos.

Regra do Relógio

Aqui, a ideia é que você visualize o prato como um relógio, em que cada ponteiro representará a posição ideal de cada alimento. Às 10h, posicione os carboidratos, às 6h os vegetais e a proteína às 2h. 

Pronto! Todas essas dicas vão te ajudar a montar o prato perfeito, mas lembre-se: sua criatividade é uma parte essencial desse processo. Divirta-se! 

Agora que você já está por dentro dessas dicas, que tal assinar a News da Mamma para não perder nenhuma novidade?