chef de cozinha com a mão na massa

Postado em 11 de março de 2022 | por Mamma

Cucinare: o que faz um chef de cozinha?

3 minutos para ler

Quando falamos em chef de cozinha, o que vem a sua mente? Apesar da ideia de que essa é uma profissão elegante e repleta de charme, existem também os desafios e as partes que incluem muita mão na massa! 

Por aqui, desvendaremos todas as nuances por trás dessa profissão tão delicada e que é com certeza uma das bases da nossa história. Afinal, após 12 anos de história, sem os chefs de cozinha a Mamma não teria chegado tão longe! 

O que faz um chef de cozinha?

Se a gente te contar que para ser um chef de cozinha é preciso muito mais do que amor pela culinária, você acredita? Isso porque o trabalho deles pode, sim, começar entre os temperos e panelas. Mas, na verdade, é muito mais abrangente. 

Um bom chef precisa ser também um administrador competente, um ótimo gestor de pessoas e muito antenado nas tendências. Ele é a figura responsável por todos os aspectos do funcionamento do coração de um restaurante — a cozinha.

E onde isso começa? Na organização do estoque, por exemplo, sabendo exatamente a quantidade de insumos necessários para que nunca falte nada nas casas. Essa função pode parecer simples, mas imagine um cenário como o da Mamma, no qual 10 casas precisam estar sempre abastecidas. Parece loucura, não? 

Quando esses alimentos chegam na cozinha, a figura do chef se torna ainda mais fundamental: é preciso delegar aos sous chefs e ajudantes o papel de cada um, para que os pratos saiam perfeitamente harmonizados. 

Peraí, mas e a criação desses pratos? Voilá! Essa também é uma das responsabilidades do chef! A confecção do menu com o seu olhar ímpar, dar um toque a mais em cada receita. Ah! E garantir que a apresentação dos pratos esteja belíssima, conforme o que foi imaginado. 

Passado esse momento, também é necessário que ele esteja inteirado com as normas de segurança sanitária para que tudo ocorra da melhor forma dentro e fora das cozinhas. Ufa! Cansou por aí? 

Ter paixão pela profissão é fundamental, mas para ocupar o tão sonhado cargo de chef de cozinha, são necessários anos de experiência e dedicação para se tornar um especialista de fato capacitado. 

Temos muito orgulho dos chefs que fazem parte da nossa equipe. Fica aqui a nossa homenagem a essa profissão tão nobre, que segue fazendo da Mamma quem ela é: à frente do seu tempo e sem medo de ousar nas receitas! 

Agora que você já sabe o que faz um chef de cozinha, que tal assinar a nossa newsletter? Assim você fica por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre o universo da Mamma! Sieti Pronti?