Postado em 31 de dezembro de 2020 | por Mamma

Buon Capodanno! Conheça as tradições do ano novo italiano

4 minutos para ler

O ano de 2020 está chegando ao fim e, com isso, chega uma das datas mais especiais de todo ano: o Réveillon! Todo final de ano gera ótimas oportunidades. Celebrar, revisitar os momentos importantes e as conquistas pessoais, recalcular a rota se precisar, começar o novo ano com muito carinho e muita vontade de fazer dar certo.

Para embalar o ritmo dessa celebração de passagem, contamos com diversos rituais e tradições que variam de acordo com a cultura e a região. No Brasil, jogamos flores ao mar e pulamos ondas. Você já se perguntou como acontece o ano novo italiano? Como a Mamma ama uma clássica tradição italiana, te contaremos tudo por aqui!

As tradições do ano novo italiano

Ah, a Itália! Esse país cheio de detalhes e lugares absolutamente apaixonantes. Já imaginou passar o ano novo em Roma? Ou quem sabe em Veneza, vendo os fogos de artifício iluminando a Laguna di Venezia… Ou Napoli, aproveitando para degustar uma maravilhosa pizza verdadeiramente napolitana.

Antes de chegar a esses lugares, você precisa saber sobre as suas tradições e superstições para aproveitar o ano novo italiano da melhor maneira possível.

Veneza

É na praça São Marcos, conhecida pelos venezianos como a “Sala de estar mais bela do mundo”, que acontece um show de pirotecnia inesquecível. É sob as águas do lago central que o ritual acontece. Quando o relógio marca meia noite e o ano vira, a mágica acontece: são centenas de pessoas comemorando, levantando as taças e viajando nas sensações e estímulos dos fogos de artifício.

Outra conhecida tradição de Veneza é o beijo coletivo, que acontece na mesma praça. É uma representação de amor e prosperidade levada muito à sério a algumas décadas. Quando o show chega ao fim, as pessoas se espalham e começam um passeio despretensioso pelas “callis”, as ruas de Veneza que contam com uma arquitetura milenar e são conhecidas por seus bares, lojas e cafés.

Piazza San Marco. Foto: Francesco La Corte.

Roma

O ano novo de Roma se concentra na parte central da cidade. A programação tem início no Circo Massimo, um local histórico com uma energia bem mágica.

A prefeitura de Roma prepara então um evento que dura em média 24h: começa no dia 31 e tem seu fim apenas no dia 1º de janeiro, com muita música, shows e celebrações.

Coliseu de Roma. Foto: Chait Goli.

Nápoles

Se existe um povo animado por natureza é o napolitano. Eles sabem muito bem como comemorar, e por isso a virada pode ser surpreendente! A festa principal acontece na praça do Plebiscito. Um show de fogos de artifício e luzes é responsável por fazer da passagem de ano uma comemoração bem marcante.

Vale lembrar que existem alguns hábitos que os italianos consideram muito importantes, independente da cidade escolhida para passar a data. Olha só que interessante.

Praça do Plebiscito e Igreja de San Domenico. Foto: pio3 / Freepik.

Hábitos dos moradores para o ano novo italiano

Atirar coisas pela janela

Os italianos carregam essa tradição há décadas! É normal, no momento da virada, ver pessoas jogando coisas velhas pela janela, geralmente louças. Isso acontece como símbolo de renovação. Jogar o velho fora para abrir espaço para o novo.

Comer uvas e lentilha

Esse é um grande símbolo de prosperidade e atração de riqueza. Por se tratarem de alimentos que demoram para estragar e que se parecem com as moedas de ouro usadas antigamente, os italianos acreditam que essa tradição traz sorte para o novo ano. Não custa tentar, né?

O primeiro encontro depois da meia noite

Acredita-se que a primeira pessoa que você encontrar pelas ruas depois da mudança de ano pode te trazer muita sorte. De acordo com a superstição italiana, essa pessoa precisa ser corcunda. Isso mesmo: corcunda. Caso isso aconteça, você terá um ano de muita sorte!

Vestir vermelho

Diferente dos brasileiros, as pessoas da Itália acreditam que o traje vermelho é o traje da sorte. Isso porque o vermelho renova a energia do amor, assim como traz proteção contra a negatividade.

São muitos os costumes interessantes, sabores e lugares incríveis para conhecer durante o ano novo italiano. Que tal pedir uma pizza para sentir um pouquinho do sabor da Itália na sua casa durante a virada?