Prato da Mamma Jamma Spaghetti Cacio e Peppe

Postado em 6 de maio de 2022 | por Mamma

Spaghetti Cacio e Pepe: um presente dos romanos para o mundo

2 minutos para ler

Roma, a cidade eterna, nos presenteou não apenas com grandes artistas, mas também com pratos clássicos que mudaram a história da culinária. Um dos mais marcantes, talvez seja ele: o Spaghetti Cacio e Pepe.

Elaborado com insumos muito simples — o que é uma característica muito marcante da cozinha mediterrânea —,  ele conquistou o coração dos italianos bem devagar. Mas como diz o ditado: “piano, piano, se va lontano!”. Ou, em bom português: devagar, se chega longe! 

E assim aconteceu com essa receita. Foi centenas de anos, passando de geração em geração, para se tornar uma grande marca da cultura Romana. Que sorte a nossa, não é mesmo? 

Se você está se perguntando como a junção de ingredientes tão básicos dá vida a um prato tão saboroso, vem que a Mamma te explica!

A História do Spaghetti Cacio e Pepe

Não se sabe ao certo quando essa história começa, mas consideram o Spaghetti Cacio e Pepe um prato com origem humilde. Conta-se que essa receita foi criada por pastores de ovelha Romanos. 

Foto do prato Spaghetti Cacio e Pepe, da Mamma Jamma

Isso porque durante os pastoreios eles conseguiam levar consigo apenas ingredientes não perecíveis, como pasta e pimenta do reino. No local, eles extraíam o leite da ovelha e produziam o queijo Pecorino

A junção perfeita do sabor forte do queijo, com o leve ardor da pimenta criou um prato que resistiu ao tempo, marcou gerações e segue como herança. 

Além disso, o seu sabor marcante faz com que um bom vinho seja sempre uma ótima escolha para harmonizar. Aí já viu, né? O combo perfeito para qualquer italiano! Não existe um romano que não conheça e entenda o Spaghetti Cacio e Pepe como um patrimônio da cultura. É incrível demais!

Ah! Vale ressaltar que para fazer dupla com essa delícia, a pedida perfeita é um vinho com sabor intenso. Que tal o Carménère da Mamma

Assim como o Spaghetti Cacio e Pepe, o menu da Mamma carrega diversas receitas da cozinha italiana. Para conhecer é só clicar aqui! Esperamos por vocês, pasta lovers!