Foto do forno de pizza à lenha da Mamma.
Postado em May 24, 2021 | por Mamma

Pizza no Forno a Lenha: Mangiare, Pizza lover

3 minutos para ler

 

Que delícia é poder degustar uma pizza quentinha, que acabou de sair do forno, não é mesmo? Nesse cenário, o forno a lenha é um precioso detalhe que faz toda a diferença no resultado das redondas e pães que chegam até você, pizza lover.

Existem alguns fatores muito importantes que precisamos considerar quando falamos sobre a forma de preparo de uma pizza. Além dos insumos de qualidade, para termos produtos perfeitos, precisamos estar atentos aos benefícios que o forno a lenha oferece e vamos entender um pouco melhor sobre esse universo agora. Vamos lá? Continue a leitura!

 

Benefícios da Pizza feita no Forno a Lenha

O forno a lenha é um clássico quando falamos sobre tradição italiana, e a Mamma tem muito orgulho de honrar esse costume em suas casas. As tradições são transmitidas de uma geração para outra. Por isso, vamos entender o que deu ao forno a lenha essa qualificação.

 

Temperatura

Os fornos a lenha conseguem chegar a uma temperatura de até 500 graus, diferente dos fornos elétricos. Mas, em que isso influencia? Em tudo! Quando as labaredas alcançam o teto do forno, é preciso que o pizzaiolo interprete o sinal: está quase na hora de colocar as pizzas.

Estar em constante estado de atenção é muito importante para que se perceba o momento de alimentar novamente o forno. Assim, a temperatura permanece equilibrada, gerando as melhores pizzas. Uau, que desafiador pode ser o trabalho dos nossos pizzaiolos.

 

Forno à lenha da Mamma Jamma.

Fornos à lenha da Mamma. Foto: Derek Mangabeira.

 

Já dentro do forno, ao queimar a madeira, a estrutura em formato de iglu se aquece. O calor então se espalha de forma uniforme, fazendo com que as nossas redondas assem equilibradamente, apesar do processo ser muito rápido (em torno de 2 a 3 minutos), ficando muito mais macias e crocantes. 

 

Formato de iglu

Nada aqui é por acaso. Nem mesmo o formato dos nossos fornos. Dessa forma, conseguimos aproveitar ao máximo toda energia gerada. Ele é pensado em formato de iglu para que as pizzas possam ser assadas de forma mais homogênea. Assim, o calor circula melhor dentro do forno, proporcionando uma queima mais equilibrada. 

Além disso, a altíssima temperatura no chão do forno, grelha quase instantaneamente os discos de pizzas, causando o que os italianos batizaram de “macchia di leopardo” — característica de uma vera pizza italiana

 

Diferença de sabores

Pizza no forno à lenha da Mamma.

Pizza Mamma Quaresma. Foto: Derek Mangabeira.

Ao contrário do que muitos pensam, não é a lenha que assa diretamente as pizzas e sim o calor gerado por meio de sua queima. Nas lojas da Mamma, usamos lenha de eucalipto de reflorestamento para produzir as nossas pizzas. 

Com o queimar da madeira, o forno em formato de iglu se aquece. O calor então se espalha de forma uniforme dentro do iglu, fazendo com que as nossas redondas assem uniformemente.

Além disso, as pizzas e pães feitos no forno a lenha acabam sendo também defumados. Toda madeira queimada exala vapores aromáticos e esses são transferidos para a massa, deixando tudo muito mais saboroso

Todos esses processos são um convite para exercitarmos os nossos sentidos: desde o olfato que pode notar a diferença do aroma de uma pizzaria até o sabor super especial das pizzas que são criadas ali. A Mamma tem muito orgulho de carregar essa história tão marcante no Rio de Janeiro, onde tudo começou, sendo uma pizzaria rústica que honra as origens de onde veio e celebra isso todos os dias, com o forno como um dos principais objetos, compondo o centro dos nossos salões. 

Ficou com vontade de ver esse processo mais de perto? As casas da Mamma estão abertas para degustar as nossas redondas e acompanhar de pertinho toda essa trajetória: do forno até a sua mesa. 

SHARE: