história da pizza Margherita

Postado em 18 de março de 2022 | por Mamma

Tradizionale: conheça a história da pizza Margherita

3 minutos para ler

Mamma mia! 

Que a Mamma entende muito bem de pizza vocês já sabem, não é mesmo, pizza lovers? Hoje vamos mergulhar nas curiosidades dessa criação fantástica, que mudou a história da culinária. Sieti pronti

A História da Pizza

A verdade é que esse costume de misturar grãos com água para se alimentar é bem mais antiga do que pensamos. Os primeiros registros desse tipo de combinação vem da era Neolítica. 

Até chegar à Itália e ganhar a forma como conhecemos hoje, ela passou por diversas civilizações. Os fenícios, por exemplo, utilizavam uma massa muito parecida com a da pizza — recheada de carne e legumes — para se alimentarem. 

Como a história do mundo é costurada por invasões e conflitos, em determinado momento, essa iguaria chega até a península itálica. Ma che! Nesse momento, a população local se apropria e aprimora essa iguaria. 

O crédito dessa criação vai diretamente para os Napolitanos! Eles começaram a rechear a rodela de massa com uma base de queijo e diversos insumos de qualidade. Nasce assim, a redonda que faria o mundo se apaixonar: a pizza! 

Inicialmente, essa delícia era muito conhecida entre as camadas mais populares por se tratar de um prato barato. Esse quadro estava prestes a mudar, graças à rainha Margherita. 

A História da Pizza Margherita

Foi em 1889, em uma viagem para Nápoles, que a realeza italiana se apaixonou pela pizza. O rei Umberto I e a rainha Margherita estavam de passagem pela cidade quando decidiram experimentá-la. 

Foi então que o pizzaiolo de mão-cheia, Rafaelle Esposito, responsável pelos fornos da pizzaria Brandi — uma das mais antigas de Nápoles na intenção de bajular a elite — decidiu inventar um novo sabor. 

Para isso, ele teve como referência as cores da bandeira italiana. A mozzarella, representando o branco. O tomate, o vermelho e o manjericão, o verde. 

A história conta que, para garantir o conforto da realeza, o estabelecimento mandou a pizza até o hotel onde eles estavam hospedados. Pasmem! Nesse momento é realizada também a primeira entrega via delivery já registrada. Uau! Os italianos pensam em tudo mesmo, né? 

Fato é que a rainha Margherita caiu de amores pelo novo sabor criado e o difundiu pelas classes sociais mais altas. Em sua homenagem, os Napolitanos batizaram a pizza com o seu nome. Incrível, não? 

Agora que você já sabe essa história fantástica sobre a criação de uma das pizzas mais populares do mundo, que tal seguir a Mamma nas redes sociais? Assim você fica por dentro de todas as curiosidades e novidades sobre o universo italiano! Ciao