Gnocchi da Mamma Jamma

Postado em 30 de março de 2022 | por Mamma

I segreti della Mamma: Gnocchi alla moda italiana

4 minutos para ler

Quem diria que uma massa cortada em pequenos pedaços, coberta com diversos molhos daria certo? Isso mesmo: os italianos, claro! O gnocchi prato milenar e cheio de história — foi mais um acerto em cheio deles!

Hoje vamos nos aprofundar um pouco mais nas curiosidades e rituais por trás dessa massa tão amada ao redor do mundo. Vamos lá? 

A História do Gnocchi

Existem muitas versões contadas ao longo dos anos sobre a criação do gnocchi. A história com mais credibilidade conta que o prato é uma herança dos gregos, que já partiam as massas em pedaços para devorá-las. 

Conforme a conquista dos territórios — que hoje conhecemos como Europa — foi tomando forma, eles retomaram com essa prática de modo a resgatar sua cultura. 

Fato é que, uma vez em terras italianas, a receita ganhou outros temperos e formatos. A princípio, era uma refeição restrita às camadas mais populares, justamente por ser muito barata: migalhas de pão, farinha e água já eram o suficiente para criar “pelotas”, dando o nome ao prato. 

O tempo passou e com ele a receita foi tomando conta dos livros das mamas. Com isso, começaram a haver registros de gnocchis feitos com diversos insumos: farinha, sêmola, arroz e pão. Entretanto, no século XVI, a chegada da batata ao continente europeu mudou a história dessa receita.

Outro momento fundamental na difusão do gnocchi pelo mundo foi a imigração europeia para as Américas. Chegando na mala dos italianos, por meio dos livros de receitas, ele se tornou alimento base em países como Argentina, Chile e Paraguai. 

Ah! E claro: as tradições migraram junto. Você já ouviu falar que todo dia 29 do mês, para devorar um bom gnocchi é preciso ter uma nota de dinheiro embaixo do prato? Vem com a gente para descobrir que história é essa!

Gnocchi da Fortuna

A história conta que em uma determinada noite, no dia 29 de dezembro, São Pantaleão caminhava pelas ruas da Itália vestindo roupas simples e com muita fome. Ele decidiu, então, bater à porta de uma família que era muito numerosa e humilde.

Sem hesitar, a família o recebeu e colocou à mesa mais um prato para dividir o jantar com o desconhecido. Agora, adivinhem o que eles estavam prestes a devorar? Isso mesmo, um gnocchi

Apesar de terem uma quantidade limitada de massa para cada um, serviram 7 mini pedaços de gnocchi para cada, o que foi o suficiente para sanar a fome de todos. São Pantaleão agradeceu pelo acolhimento e se retirou.

Ao acordar no dia seguinte, o patriarca da família reparou algo inusitado: havia uma quantidade generosa de dinheiro embaixo de cada prato. 

A partir daí, criou-se a tradição centenária que conhecemos hoje: todo dia 29, comer gnocchi com alguma nota de dinheiro embaixo do prato garante a sorte e a abundância da sua fortuna.

A Mamma sabe a importância das tradições e ama cada uma delas. Por isso, temos duas opções de gnocchi no nosso menu para garantir a sua sorte. Confira!

Os gnocchis da Mamma

Os gnocchis da Mamma são feitos como manda o protocolo: com batata Asterix e farinha de trigo 00. Essa categoria de batata é um dos ingredientes principais pelo seu percentual menor de água. 

Dessa forma, após cozinhar a batata, não é necessário colocar tanta farinha de trigo, deixando o sabor mais evidente. Além disso, o gnocchi fica mais leve, igual uma nuvem. Bem, vamos conhecer essas delícias?

Gnocchi Ai Quattro Formaggi

Gnocchi Ai Quattro Formaggi da Mamma Jamma

Um clássico que ganhou o coração de muitos por aqui. Ele é feito com gorgonzola, parmesão, Brie e Taleggio. Gratinado ao forno com farofa de castanha do Pará, ele traz um sabor com muita personalidade e força para as mesas da Mamma. 

Gnocchi Alla Sorrentina 

Gnocchi Alla Sorrentina da Mamma Jamma

Em sua receita leva molho de tomate, mozzarella defumada e manjericão. Gratinado ao forno com farofa de castanha do Pará. Um prato que pode parecer simples. Mas como manda toda boa receita italiana, carrega  ingredientes perfeitamente harmonizados, prontos para trazer sorte para o seu dia!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do gnocchi? Então que tal acessar o site da Mamma e ficar por dentro de todas as massas que temos por aqui? Olha que são muitas, hein? Esperamos você!