Entreter os pequenos pode ser mais fácil do que muitos pais imaginam. Conheça a história de algumas brincadeiras para crianças e divirta-se! Foto: Rodrigo Azevedo.
Postado em May 20, 2020 | por Mamma

Giochiamo: brincadeiras para as crianças

4 minutos para ler

 

Os tempos mudaram e todos nós vivemos uma nova realidade. Ficar em casa não é mais opcional para muitos. Todos nós estamos reaprendendo a se relacionar com a casa, e esse espaço pede uma nova rotina e reorganização. É um período de trocas e aprendizados, e as relações estão sendo desenhadas novamente. 

 

Enquanto aguardamos o novo normal se estabelecer, mudanças muito significativas socialmente, estruturalmente e emocionalmente, estão acontecendo. O futuro é inquietante e todos nós estamos sentindo os impactos em algum grau. 

 

E os nossos pequenos #pizzalovers também fazem parte desse movimento. Por isso, a Mamma resolveu listar algumas brincadeiras para nortear outras Mammas que estão atravessando por esse processo para entreter a garotada e melhorar a qualidade do tempo em família. Vamos lá?

 

Giochi per bambini 

Cabaninha, giz de cera, pular corda, jogar bola, quebra-cabeça, caça ao tesouro, mímica… A lista é enorme e não para por aí. Muitas brincadeiras são passadas de geração para geração. Já imaginou como surgiu o jogo da velha ou amarelinha? E o par ou ímpar? Com certeza você já brincou de cara ou coroa e cobra-cega. 

 

Essas brincadeiras populares são tão antigas que, se bobear, até os antigos reis de Roma entraram na roda e se divertiram. Vamos contar agora o que há por trás da história de alguns jogos que até hoje fazem sucesso.

 

Divertir os pequenos pode ser mais simples do que você imagina. Vem conferir algumas brincadeiras para crianças!

Que tal relembrar algumas brincadeiras do passado e descobrir suas origens?

 

Testa o croce?

“Cara ou coroa?”, é com essa frase que muitos impasses são resolvidos ou um pré-jogo é estabelecido. Originada na Roma antiga, a brincadeira a princípio a brincadeira foi batizada de “Cara ou navio”, pois a moeda da época carregava um rosto e um navio em sua outra face. 

 

Par ou ímpar

Outro jogo que surgiu na Itália foi o par ou ímpar, mas com o nome um pouco diferente. O jogo que nasceu na região de Vêneto chegou até o Brasil por meio de imigrantes, carregando o nome de “Jogo de Mora”.  A brincadeira funcionava da seguinte maneira: os participantes se reuniam em roda e mostravam entre 0 e 5 dedos das mãos. Ganhava quem somava esse número mais rápido e falasse primeiro. A brincadeira dois ou um é derivada do mora.

 

Jogo da velha

O bom jogo da velha também circulava no Império Romano, mas alguns relatos mostram que a brincadeira, cujo o objetivo é completar a primeira linha de três círculos ou com a letra xis em sequência já dava as caras no Egito Antigo. Seja lá quem inventou essa brincadeira, ela é ótima e diverte de crianças a adultos!

 

Della clássica campana

Do 1 ao 10 sobre linhas no chão para chegar ao céu. Essa é uma das brincadeiras para crianças que você não pode dizer que nunca jogou. No Brasil é conhecida como amarelinha, maré, cancão, boneca, zapata, e dependendo da região, avião. Já na Itália é conhecida como settimana, mondo, campana. Não dá para negar, esse jogo é antigo e parece que já era comum entre os soldados romanos. Dizem que eles saltavam de um lado para outro com uma carga pesada sobre os ombros para medir a sua força e agilidade. Existem ainda gravuras que mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma Antiga. 

 

Scartola per pizza

Já que a Mamma acredita que la felicità pode estar dentro de uma caixa de pizza, por quê não transformar esse objeto em pura diversão para a criançada? Vamos botar a cabeça para pensar, transformar, inovar e gerar boas lembranças.

 

Aí vão algumas ideias de brincadeiras para crianças que podem ser feitas com uma caixa de papelão: jogos de mobilidade, computador ou fogão de mentirinha, máquina fotográfica, volante de carrinho, tiro ao alvo, suporte para desenho, organizador de atividades, pista de corrida, teatro de fantoches, jogo da velha e pescaria. O que não faltam são ideias para estimular a criatividade e a imaginação

 

Mão na massa

Preparar comida em família é uma atividade prazerosa e muito educativa. Além do preparo dos pratos e do contato com o alimento, todos podem colaborar colocando a mesa e lavando a louça. Os pequenos adoram mexer com água e espuma. Pode ser divertido, acredite!

 

Fazer um jantar ou almoço temático é uma ótima ideia para criar uma atmosfera agradável e renovar os ânimos. Que tal uma noite de massas ou quem sabe uma noite de pizza? Entre doce e salgado, cada um escolhe o seu sabor. 

 

Mas, caso você prefira não se aventurar na cozinha e queira receber os pratos para uma noite em família no conforto da sua casa o delivery da Mamma Jamma pode te dar uma mãozinha! Vamos nessa? O segredo para o momento é a flexibilidade e a adaptação. Fiquemos bem e em casa. Andrà tutto bene.

 

Fique em casa, aproveite a família e os momentos juntos. Em breve tudo voltará ao normal.

Fique em casa, aproveite a família e crie memórias juntos.

SHARE: