No quarto episódio do Ricette della Mamma, desvendamos os segredos do nosso delicioso mousse de chocolate.
Postado em June 18, 2020 | por Mamma

Ricette della Mamma — Episódio 4

 

Chegamos ao quarto episódio do Ricette della Mamma. Já passaram por aqui algumas receitas incríveis que fazem parte do livro secreto de receitas da Mamma, e dessa vez o papo vai ser consistente e pra lá de doce. Já sabe do que estamos falando? Vamos dar uma dica: é uma delícia francesa que conquistou o mundo. É claro que só podíamos estar falando do mousse, em especial o mousse de chocolate. 

 

Essa sobremesa é leve, repleta de sabor e agrada muitos paladares. E foi na junção do cremoso e encorpado que surgiu esse doce. Existem muitas teorias e histórias sobre a origem do mousse. Uma delas é que na Roma Antiga existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. No latim, a palavra se tornou mulsa, e em francês, lá no século XIX, se transformou em mousse.

 

O significado da palavra é algo leve e espumoso, mas de textura estável. E basta acrescentar algo claras batidas em neve ou creme de leite batido que temos a base para a criação de receitas salgadas ou doces. É um prato que pode ser servido tanto de entrada quanto de sobremesa, mas lembre-se de que é sempre servido frio.

 

Mousse de Chocolate da Mamma

Quem frequenta as casas da Mamma sabe que no cardápio de sobremesas temos o mousse, mas não é qualquer mousse. É um delicioso mousse de chocolate e que durante a quarentena foram tantos pedidos que tivemos que adicioná-lo também no cardápio do Delivery.

 

E como a Mamma adora compartilhar receitas e informações, decidimos desvendar o que está por trás dessa sobremesa tão desejada. Siete pronti?

 

Receita – Mousse de Chocolate da Mamma

Que o mousse da Mamma é uma delícia você já sabe, mas que tal reproduzi-lo em casa?

 

Ingredientes:

  • 5 ½ barras de chocolate meio amargo;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de chá de creme de leite fresco.

 

Modo de preparo:

  1. Separe as claras das gemas e reserve; 
  2. Separe a metade do creme de leite fresco e reserve; 
  3. Faça o chantilly com uma das metades do creme de leite fresco e reserve; 
  4. Bata as gemas em uma batedeira até dobrar de volume e ficar esbranquiçada. Reserve; 
  5. Leve o chocolate em banho-maria e quando estiver derretido, adicione a metade do creme de leite fresco. Com o auxílio de um fouet ou uma colher de silicone, misture até a massa ficar homogênea; 
  6. Adicione o chantilly e misture novamente com o auxílio de um fouet ou uma colher de silicone até a massa ficar homogênea;
  7. Bata a clara em ponto de neve e depois adicione aos poucos a clara em neve na mistura homogênea. Misture bem;
  8. Deixe descansar pelo menos 8 horas sob refrigeração antes de servir.

 

Dicas de como montar uma mesa, com Lou Bittencourt 

E não é só nos pratos e sobremesas que temos que ter um olhar especial. Quando falamos sobre detalhes a Mamma está sempre atenta a todos, por isso a hora de montar uma mesa requer cuidado

 

Aproveitando esse momento de receitas compartilhadas, cozinhando em casa e tendo mais tempo juntos, convidamos a nossa queridíssima Lou Bittencourt que é fera no assunto para dar umas dicas de como tornar a mesa especial. 

 

Separe o bloco de notas, pegue a caneta e o papel ou ser preferir tire um print. As dicas são muito boas e você vai querer colocá-las em práticas na próxima oportunidade, começando pelos talheres.

 

Talheres

Os talheres com cabo de madeira podem ganhar uma cor especial e um toque só seu. Pegue tinta acrílica ou até mesmo esmalte de unha e pinte a haste. Vale tudo: coração, listras, bolinhas e o que mais for dar charme à mesa. Deixe a criatividade rolar solta!

 

Nossa musa, Sophia Loren, nunca escondeu o seu amor pela cozinha.

Sophia Loren, a eterna musa della Mamma.

 

Guardanapo

Já tentou bordar? Não? Acha difícil ou coisa de nona? Esqueça essa ideia! Todos podem bordar e funciona como uma terapia relaxante, ótimo para esses dias de quarentena, não é mesmo? Pegue dois ou mais guardanapos e borde palavras de sorte e o que mais quiser, não se limite. Tem vários tutoriais no Youtube ensinando. E a gente garante: é super fácil!

 

Iluminação

É muito provável que você já ouviu falar que uma boa iluminação faz toda a diferença. Então, crie uma iluminação especial. Não precisa de muito: escolha um abajur e jogue um lenço em uma cor que você curta por cima. Faça uma meia luz gostosa para o jantar se for a dois, ou tire da caixa aquela guirlanda de luzinha que você só usa no Natal e a pregue uma ponta a outra na parede, o clima vai ser super cool!

 

Louças 

E que tal trazer uma cor para o prato? Todo mundo tem uma louça diferente, por mais que seja peça única. Misture as cores, aposte nas estampas e desenhos. Faça uma mesa descascada, fica um charme essa composição. E para finalizar, um ramo de alecrim ou manjericão amarradinho com barbante ao redor dos talheres ou guardanapo dá um toque legal. 

 

Agora que você já conhece a nossa receita de sobremesa, que tal conhecer também algumas opções de prato principal? É só clicar aqui e conhecer uma receita que é a cara da Mamma: o gnocchi da fortuna. E para quem não se sente confortável em se arriscar na cozinha, não tem problema, o nosso delivery está sempre a postos para levar o sabor da Mamma da nossa casa direto para a sua!

SHARE: