Se você assim como a Mamma é adepto de uma boa leitura, que tal conferir a nossa lista com indicações de livros imperdíveis para ler no tempo livre?
Postado em June 16, 2020 | por Mamma

Club del libro: livros imperdíveis para o tempo livre

 

A literatura realmente é fantástica. Ela tem uma capacidade de nos transportar, entreter, ensinar, desconstruir, refletir, emocionar e envolver. Existem fábulas que gostaríamos de viver dentro, outras que nos reverberam para sempre. Personagens únicos e emoções que marcam uma vida. 

 

Seja poesia, romance, filosofia, ficção, ciência ou história, a literatura ainda é uma das maneiras mais eficazes de adquirir conhecimento e melhorar o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. E não dá pra negar, os livros vêm sendo boas companhias no atual momento em que estamos. 

 

Mergulhar em algumas narrativas, conhecer novos temas, experimentar outras linguagens e devorar as páginas de um livro pode sim aumentar o seu bem-estar e te ajudar em novas conexões, além de melhorar os seus relacionamentos. 

 

A Mamma é adepta a boa leitura e, por isso, selecionou alguns livros imperdíveis e autores que não podem ficar de fora das suas prateleiras. Vamos conferir juntos essa grande viagem pelo universo literário?

 

Una Storia di Amore

Primeira obra de uma série de quatro livros imperdíveis, "A Amiga Genial" de Elena Ferrante atravessa gerações de uma grande amizade.

A Amiga Genial, de Elena Ferrante.

Caros leitores e amantes da cultura italiana, vocês não podem deixar de conhecer a escritora Elena Ferrante. A Amiga Genial é a primeira obra que inaugura uma série de 4 livros que atravessa gerações de uma grande amizade.

 

Amor e Gelato, de Jenna Evans Welch e Joana Faro, te levará para viver uma história marcada de drama e romance. Em uma parte da trama a personagem principal irá se encantar pela famosa Ponte Vecchio e pela catedral Maria Del Fiore, mais conhecida como o “Duomo” de Florença, localizada na região da Toscana. Já deu para sentir que o cenário é inspirador, não é mesmo? 

 

Outro livro que é um dos romances estadunidenses mais emocionantes dos últimos tempos é o Call Me By Your Name (Me Chame Pelo seu Nome), escrito por André Aciman. A história se passa na costa italiana durante um verão e ganhou as telas do cinema no premiadíssimo filme dirigido por Luca Guadagnino. Separe o lencinho de papel, pois lágrimas podem cair. 

 

In Viaggio per l’Itália

E não é que nossa musa Sophia Loren também AMAVA cozinhar?

Na Cozinha Com Amor, de Sophia Loren.

Se o assunto é a história da Itália, as suas belezas naturais, arquitetura e receitas gastronômicas, temos quatro dicas certas que vocês não podem deixar de ler: “História Concisa da Itália”, de Christopher Duggan; “A Arquitetura Italiana do Renascimento”, do autor Marcos Bussagli; “Todos os Dias na Toscana” da norte americana Frances Mayes; e “Na Cozinha com Amor” da nossa musa inspiradora Sophia Loren

 

E já que estamos atravessando pelo território italiano, aumente o som, pois a outra dica é curtir a playlist da Mamma Attraverso la Italia. Junto da agência Tecla Music reunimos músicas para cair na estrada e seguir viagem.  

 

Classici Italiani 

E não é que até Salvador Dalí não resistiu aos poemas de Dante e reproduziu seus versos em cem pinturas?

Dalí: A Divina Comédia.

As obras clássicas não ficam para trás, e temos aqui uma seleção apreciada por milhares de pessoas do mundo todo. 

 

Começando por “Divina Commedia”, de Dante Alighieri. É um clássico escrito em 1304 em que o próprio escritor é o personagem da trama e faz uma jornada inesquecível entre o Inferno, Purgatório e Paraíso, e encontrará histórias e figuras divinas. Sem dúvidas é uma obra imortal do poeta, que inclusive inspirou o espanhol Salvador Dalí a pintar cem aquarelas baseadas no livro.

 

Os contos de Giovanni Boccaccio, em “Decameron”, são uma obra única e escrita em meados do século XIV. O livro reúne cem narrativas contadas por sete damas e três cavalheiros que para escapar da Peste Negra que assolava Florença fugiram para uma vila isolada. 

 

E claro que, não podemos deixar de fora “O Príncipe”, obra atemporal do pensador, filósofo, diplomata, músico e escritor renascentista Nicolau Maquiavel. Neste clássico temos pensamentos e questionamentos eternizados. É um dos trabalhos mais marcantes da trajetória do autor. 

 

Una Grande Scrittrice 

Olha essa quantidade de livros imperdíveis! Você já conferiu algum?

Quando falamos de literatura italiana temos grandes mulheres que compõem esse cenário. Grazia Deledda, Natalia Ginzburg, Alda Merini e Elsa Morante são nomes muito conhecidos nas entrelinhas. Depois de Elena Ferrante, Ginzburg e Morante são as duas escritoras italianas que mais circulam no Brasil com as suas histórias. 

 

“A Ilha de Arturo” e “A História” são dois títulos de Elsa Morante muito procurados pelos brasileiros. No primeiro, a história acontece na ilha mediterrânica da Prócida, onde o jovem Arturo passa por formações e transformações, sonhos e ilusões, diante de uma realidade causada pelo tempo. O segundo é um romance que traz a presença como um dos temas mais explorados pela escritora. 

 

Natalia Ginzburg carrega em suas narrativas a marca da memória entrelaçando histórias sociais e políticas de um coletivo. Livros como “As Pequenas Virtudes”, “Todas as Nossas Lembranças”, “A Vida não se Importa”, “Foi Assim”, “O Caminho que Leva a Cidade”, “Caro Michele”, “Léxico Familiar” e “A Família Manzoni” são obras fáceis de se achar e de embarcar na leitura.

 

E para quem não sabe, a segunda mulher a receber o Prêmio Nobel de Literatura foi Grazia Deledda. Nascida na Sardenha e atenta às crises existenciais e fragilidades humanas, a escritora carrega enormes expressões em suas obras. “Juncos ao Vento é o seu romance de grande destaque. 

 

Como podemos ver, o amor, o povo, a cidade, a arte, a cultura, a gastronomia, a política e as relações são temas que não deixam nunca de existir e precisam sempre ser escritos e falados mesmo que em diferentes versões, visões e épocas. No final, todos falam sobre um assunto central: la vita! 

 

Você já conferiu algum desses livros ou se interessou por eles? Como comentamos ao longo do artigo, essas histórias já inspiraram até mesmo produções premiadas da sétima arte que fazem parte da nossa lista de indicações para maratonar. Vem dar uma olhadinha!

SHARE: