Postado em May 14, 2020 | por Mamma

Feliz Dia Nacional do Chefe de Cozinha a tutti gli capocuoco!

 

A cozinha pode ser o coração da casa, e para a Mamma esse espaço é sagrado e tem o seu valor. É um ambiente que revela, interage e aproxima. Espaço de trocas, descobertas e criações, repleto de detalhes especiais estimulando a criatividade e a atenção. O ato de cozinhar é uma alquimia, uma terapia, diversão. 

 

Independente do espaço, da amplitude, da arquitetura ou da rotina, cozinhar para muitos é além de um prazer, de um momento ou de uma comunhão. Cozinhar é o contato rico e direto com o alimento, com as essências e sabores, exige paciência e intuição e há aqueles que levam isso como profissão. 

 

No dia 13 de maio é o comemorado o Dia Nacional do Chefe de Cozinha. Essa data foi instituída pela Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA) e serve justamente para enaltecer esses profissionais que tocam as pessoas com o seu dom dentro da arte que é a culinária. E nas casas da Mamma esses profissionais trazem os seus conhecimentos para o cardápio e tem toda a liberdade de criar, reinventar, ousar e honrar as tradições. 

 

Os chefs da Mamma 

Para a Mamma, as pessoas que se dedicam a preparar deliciosos pratos são mais que profissionais, são artistas! O capricho, o empenho e a padronização dos pratos são essenciais para a formação de um bom chefe de cozinha. Além das técnicas, esse profissional deve ter a sensibilidade e a sagacidade necessária para adaptar a receita conforme a ocasião. 

 

Nas casas da Mamma já passaram muitos chefes talentosos que deixaram sua marca registrada, como a chef chocolatière Elizabeth Garber, da Beth Chocolates. As suas criações deram o que falar e muitos #pizzalovers sentem saudades da Pizza Ruby Di Mamma e Marshmallow di Mamma. A saudade era tanta que trouxemos a última para o cardápio durante a semana da saudade

 

Mas não foram só essas maravilhas que passaram pelo menu da Mamma. A pizza Bolognese, assinada por Andrea Panzacchi, da Vero Gelato e Café, foi inspirada na tradicional cozinha bolonhesa levando molho de tomate natural, mozzarella de cura especial e o famoso ragu da Mamma.Purple Rain é uma pizza criada pelo chefe de cozinha Fabio Battistella, e ganhou destaque com os ingredientes mortadela ceratti, bacon, molho de tomate natural, orégano chileno, mozzarella, alho poró e pimenta calabresa.

 

Já a pizza Mamma Quaresma é um sucesso absoluto e está no cardápio da Mamma até hoje. A criadora dessa maravilha é a chefe de cozinha Flávia Quaresma.

 

Ricette della Mamma: Mamma Quaresma

Recentemente a Mamma compartilhou nas suas redes sociais a receita da pizza Mamma Quaresma. Você que ainda não viu, vamos de repeteco!

 

Mamma Quaresma

A Pizza Mamma Quaresma é uma das queridinhas da casa, e agora você pode fazê-la na sua! Foto: Rodrigo Azevedo

 

Ingredientes: 

  • 1 porção ou 400g massa de pizza;
  • 1 concha (50g aproximadamente) de molho de tomate Pelati;
  • 200g de mozzarella ralada grossa;
  • 12 unidades de queijo de cabra em bolinhas;
  • 10 unidades de azeitonas pretas fatiadas;
  • 2 conchas de preparo de tomate assado; 
  • 10 folhas de basílico.

 

Modo de preparo: 

Abrir a massa em formato de disco, com o auxílio de um rolo de massa até atingir 35 cm de diâmetro. Deixar a borda um pouco mais grossa. 

Espalhar o molho de tomate sobre a massa, o suficiente para cobri-la.

Adicionar a mozzarella, as bolinhas de queijo de cabra, o preparo do tomate assado e as azeitonas.

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima. 

Levar a pizza ao forno até que o queijo derreta e a massa fique assada com as bordas “douradas”. 

Retirar do forno e servir!

 

Preparo da Massa de Pizza*

Ingredientes:
  • 6 xícaras de farinha de trigo do tipo 00;
  • 1 colher de chá de fermento biológico fresco;
  • 2 ½ colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 5 colheres de chá de sal;
  • 2 ½ xícaras de água mineral gelada.

 

*Rendimento: 1,5 kg de massa aproximadamente.

 

Modo de preparo:  

Em um bowl misture a farinha e o sal.

Em outro recipiente misture o fermento a água gelada e o azeite. 

Depois misture todos os ingredientes e amasse fazendo movimentos circulares até que a massa comece a desgrudar das mãos. 

Caso perceba que a massa ainda está grudando, acrescente um pouco mais de farinha. 

Divida a massa em 4 partes iguais e faça bolas. 

Disponha as bolas de massa em um tabuleiro, cubra com papel filme e coloque na geladeira para descansar por 24 horas.

Passadas as 24 horas, retire a massa da geladeira e deixe descansar por mais 2 horas.

 

Preparo do Molho de Tomate Pelati: 

Bater o conteúdo de uma lata de tomate Pelati no liquidificador para fazer o molho.

Tome cuidado para não bater demais os tomates.

 

Preparo do Tomate Assado: 

Ingredientes: 
  • 2 xícaras de tomate cereja ou sweet grape;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • 1 pitada de sal;
  • Orégano a gosto;
  • 1 colher de café rasa de sal;
  • 1 colher de café de alho picado. 

 

Modo de preparo: 

Em uma forma misturar todos os ingredientes.

Pré-aqueça o forno na temperatura de 100° C. 

Leve a forma ao forno e deixe os tomates assarem por aproximadamente 15 minutos.

Retire do forno e reserve. 

 

Ação: Dia das Mulheres

Criada para o Dia das Mulheres, a pizza Encanto da Mamma é uma arte em forma de comida!

A Mamma celebrou o Dia da Mulher com uma ação colaborativa, e para homenagear essa data convidou a chef Ana Ribeiro para criar a pizza Encanto da Mamma, feita com molho de tomate, mozzarella, abobrinha, tomate cereja, cebola roxa, Presunto Parma crocante, orégano e mix de orgânicos.

 

Ana Ribeiro é mineira do Vale do Jequitinhonha, formada em hotelaria pela Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduada em Docência Superior pela FABES, ambas no Rio de Janeiro. Trabalhou por 10 anos no Club Gourmet do José Hugo Celidônio em Botafogo, onde foi chef de cozinha e ministrou vários cursos, que a tornou famosa e conhecida da gastronomia carioca e brasileira.

 

Foi convidada pelo Chef Pierre Landry para ser sous-chef do Le Saint Honoré, onde fez história sendo a primeira e única mulher a assumir este posto do estrelado Le Méridien no Leme, onde trabalhou por 9 anos. E tem muito orgulho de ser discípula de Paul Bocuse, com quem estagiou em Paris. 

 

Membro atuante do Instituto Ecochef Maniva Onde focam na Biodiversidade, Sustentabilidade com Produtores e Agricultores Familiares e a agroecologia como um todo.

 

Grande Defensora e Especialista das Pancs e palestrante do evento “Sobre as Plantas Incríveis, Alimentos Livres! (PIAL)”, faz eventos gastronômicos no Brasil e fora do País (Chile, Venezuela, Peru, Paris). Ministra cursos concorridíssimos com maestria nas cozinhas Franco-Brasileira, Ítalo-Espanhola, Comidas de Buteco, Comidas e Banquetes com PIAL (Plantas Incríveis, Alimentos Livres!).

 

Para a Ana o “ato de cozinhar é o nutri do corpo e o contentamento da alma.”

 

 

Musas della Mamma

E é claro que temos uma musa Mestre Cuca na área! Para quem não sabe, além de atriz, Sophia Loren é uma verdadeira amante della cucina italiana. Esse amor é tanto que se transformou em livros de receitas que fazem sucesso mundialmente e a Mamma adora a receita de Tiramisu compartilhada em seu livro Recipes and Memories. Chegamos até criar uma receita própria inspirada na dela, o Tiramisu della Mamma. 

 

O carinho e admiração por esses profissionais são tanto que estampam o cardápio, as baías das casas e o coração da Mamma. Deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos àqueles que pilotam com maestria os fogões, nos tiram do óbvio ou nos mostram a praticidade, sem nunca esquecer que comer é um ato grandioso.

SHARE: