Postado em April 8, 2020 | por Mamma

Buona pasqua, pizza lovers!

7 minutos para ler

 

A Páscoa é um dos feriados mais importantes e simbólicos entre os povos da cultura ocidental. Independente da complexa trama de heranças culturais, religiosas e as suas adições de símbolos, elementos e tradições, é um momento de renovação e o começo de um novo ciclo.

 

Esse período ganha destaque nas casas da Mamma e é recheado de novidades e parcerias inesquecíveis. Em muitas edições contamos com a participação mais que especial da Beth Chocolates, responsável por criações para lá de achocolatadas e que até hoje permanecem no imaginário e na saudade dos #pizzalovers.

 

BETH CHOCOLATES E SUAS CRIAÇÕES

Marshmallow Di Mamma foi sucesso absoluto. A receita assinada pela chef chocolatière Elizabeth Garber foi feita com massa dupla e crocante, recheada com doce de leite argentino, coberta com raspas de chocolate e finalizada com marshmallow aquecido no forno à lenha. 

 

O sucesso foi gigantesco e, após muitos pedidos, Beth lançou no ano seguinte a Ruby Di Mamma, massa aberta de cacau e recheada com Nutella e morangos marinados no balsâmico. Finalizada com mais uma camada de Nutella, pedaços de chocolate branco e Callebaut Ruby, uma nova categoria de chocolate. Assim, como chocolate amargo, ao leite e branco, trata-se de um chocolate de coloração rosa, sem corantes ou aromatizantes. Uma delícia! 

 

SOLO CHOCOLATES 

Vai um Delícia de Nibs aí? Essa pizza que é um show à parte é a nova criação da Mamma. Buona Pasqua!

Delícia de Nibs. Foto: Derek Mangabeira.

Esse ano a Mamma fez uma viagem até a Bahia e desvendou a história por trás da marca Solo Chocolates. A Mamma se aprofundou na cultura do cacau, criando a Delícia de Nibs em parceria com a Solo. E, como está na nossa essência compartilhar os segredos de família, vamos contar um pouco desta fascinante mulher chamada Tereza, criadora da marca, e do surgimento desse projeto ambicioso feito com muito carinho e dedicação de uma verdadeira Mamma Jamma!

 

Tereza é carioca, tem 56 anos, é mãe e empresária. Sua formação e área de atuação são ligadas à tecnologia da informação com foco na modernização da gestão pública. Em 2018, quando conheceu seu namorado soteropolitano, foi introduzida a uma cultura de cacau no Sul da Bahia onde aprendeu e se apaixonou pelo cacau e chocolate “bean-to-bar”, produzido com cacau fino de origem. 

 

Em 2019, decidiu se mudar para Ilhéus e criou a Solo Chocolates. Suas fórmulas foram desenvolvidas pelo Centro de Inovação do Cacau, um laboratório vinculado à universidade que contou com a coordenação da Dra. Adriana Reis, especialista nos assuntos de cacau e chocolate. 

 

Cacau de origem

A marca Solo carrega características como sustentável, consciente, elegante e simples. Com um cacau de qualidade se produz um chocolate com muito mais sabor. O consumo do chocolate com mais 60% de cacau é amplamente recomendado com fonte de energia e antioxidante. 

 

Produção e modo de produção

A Solo é a sexta geração de cacau em Ilhéus. Há mais de 150 anos essa região se dedica a cultura do cacau em propriedades como Fazenda Guanabara, Santa Maria, São Miguel, Retorno e Boa Esperança. Logo, o produto é um autêntico brasileiro, carrega qualidade e sabor, da importância do processo de produção do chocolate. 

 

Fala sério, o cacau da Solo Chocolates é um espetáculo à parte!

Foto: João Caique.

 

O cacau produzido no Sul da Bahia, tem indicação geográfica de procedência, uma certificação concedida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A partir desse cacau de excelência, é possível produzir um chocolate com muita qualidade, preservando a essência do fruto e todos os benefícios nutricionais e energéticos do chocolate.

 

Ficou com gostinho de quero mais? Aproveite para pedir essa novidade da Páscoa que estará disponível no delivery da Mamma até o dia 19.04. 

 

Direto do livro de receitas da Mamma: Rondelli Alla Vicentina

Confraternizar, se reunir com pessoas queridas e comer bem está nos pilares desse grande feriado, mas não é só de chocolate que se faz uma Páscoa, certo? Alguns pratos e alimentos típicos recheiam ainda mais esse dia. São eles: bacalhau, colomba pascal, frutas, queijos, cordeiro, pães, tortas, bolos e muito vinho!

 

Banner da pizza Mamma Jamma convidando para pedir pelo delivery

 

Agora, vamos à algumas curiosidades: Vocês sabiam que na Itália as comemorações começam bem cedo no domingo de Páscoa? O café da manhã é a primeira refeição do dia e representa o primeiro alimento substancioso. O squaglio é uma bebida quente à base de chocolate amargo muito consumida pelos italianos, alguns dão até um toque com chantilly à bebida.

 

Após o café da manhã reforçado, o almoço começa a ser preparado com uma diversidade de pratos, antepastos e tudo regado a excelentes vinhos e boas conversas. As reuniões chegam a durar mais de três horas. 

 

Outro ponto super legal é que a data coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte, logo, todos se despedem do outono que é um momento mais introspectivo para dar as boas vindas à essa nova estação. Muitos aproveitam as horas de sol, organizam piqueniques e churrascos em parques, passeios ao ar livre e jogam jogos como futebol. 

 

Mais uma curiosidade, só que agora entre os jovens: o lema é “natele com i tuoi dei genitori” – Natal com os pais e “Pasqua con amici” – Páscoa com os amigos. É muito comum os jovens se encontrarem nessa época em torno de uma grande tavolata, como são chamadas as mesas de almoço ou jantar com muita gente, e cada um traz um alimento para celebrarem juntos.

 

E já que a Mamma segue as tradições italianas, abrimos nosso livro de receitas mais uma vez, agora com o Rondelli Alla Vicentina – rondelli caseiro recheado com bacalhau confitado, molho bechamel e alho poró, e gratinado com o queijo Grana Padano. 

 

Buona Pasqua a tutti voi! I miei più affettuosi auguri di una serena pasqua. 

Boa páscoa a todos! Meus desejos mais afetuosos para uma Páscoa serena. 

 

Massa de Rondelli

Ingredientes:

  • 100g de farinha de trigo;
  • 50g de farinha de semolina;
  • 1 ovo;
  • 200ml de azeite;
  • 1g açafrão da terra;
  • 1 pitada de sal.

 

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela misture a farinha de trigo, a farinha de semolina, o açafrão da terra e uma pitada do sal;
  2. Despeje a mistura seca em uma superfície lisa e abra um buraco no seu centro;
  3. Coloque o ovo e acrescente azeite aos poucos a mistura;
  4. Amasse bem até obter uma mistura homogênea;
  5. Faça uma bola com a massa e reserve. 

 

Bacalhau Confitado

Ingredientes: 

  • 100g de bacalhau dessalgado;
  • 200 ml de azeite de oliva;
  • 200 ml de óleo de girassol;
  • 1 folha de louro;
  • 5g de alho.

 

Modo de preparo: 

  1. Em uma panela aquecida até 80ºC adicione o azeite, óleo, louro e alho;
  2. Limpe o bacalhau, coloque dentro do azeite já aquecido e cozinhe por mais 20 minutos ou até que fique macio. 

 

Recheio

Ingredientes: 

  • 1 porção de bacalhau confitado;
  • 200 ml de leite integral;
  • 200 ml de azeite de oliva; 
  • 10g de farinha de trigo;
  • 40g de alho poró.

 

Modo de preparo

  1. Pique o alho poró e refogue em uma frigideira com azeite de oliva;
  2. Adicione o bacalhau confitado e refogue por mais 5 minutos;
  3. Adicione a farinha de trigo e vá adicionando leite pouco a pouco;
  4. Cozinhe por mais 8 minutos e reserve em refrigeração até utilizar.

 

Molho Bechamel

Ingredientes:

  • 100 ml de leite;
  • 7g de manteiga;
  • 7g de trigo;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de noz moscada.

 

Modo de preparo: 

  1. Em uma panela em fogo baixo derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo aos poucos até formar um creme homogêneo;
  2. Aos poucos, vá acrescentando o leite e mexa até engrossar;
  3. Acrescente a pimenta do reino, o sal e a noz moscada;
  4. Mexa por mais alguns minutos;
  5. Desligue o forno e reserve. 

 

Montagem do prato final

Ingredientes:

  • 100g de massa de rondelli;
  • 1 porção de preparo do recheio de bacalhau;
  • 100g de molho bechamel;
  • 30g de queijo Grana Padano.

 

Modo de preparo: 

  1. Abra a massa com rolo no tamanho 20 x 20 cm
  2. Cozinhe a massa por 3 a 4 minutos aproximadamente;
  3. Apoie a massa cozida em uma superfície lisa e recheie a massa com bacalhau e enrole como um rocambole;
  4. Corte com 2 dedos de largura;
  5. Disponha dentro de um refratário que possa ser levado ao forno, 6 unidades de ravióli, cubra com bechamel e queijo Grana Padano ralado;
  6. Leve ao forno a 180 ºC por 12 minutos ou até gratinar.

 

Agora, é só se deliciar com mais uma receita da Mamma. Buon appetito e buona pasqua!

SHARE: