Um prato da Mamma feito em casa ou pedido pelo Delivery, uma seleção de filmes e, de quebra, brincadeiras para entreter os #minipizzalovers. Que tal?
Postado em March 25, 2020 | por Mamma

Da casa da Mamma para a sua

 

As delícias da casa da Mamma fazem o maior sucesso, e nós resolvemos abrir o livro de receitas que é para lá de especial para passar adiante algumas que você poderá fazer na sua própria casa. Nesse post, você aprenderá a fazer o tão adorado Pão Calábria, a pizza Margherita e brindar com o drink Bubbles – o famoso Clericot.

Para começar a verdadeira experiência Mamma Jamma vamos falar dela que é a base de toda a história: a massa. Sieti pronti

 

MASSA DA MAMMA 

Ingredientes (4 pizzas de 8 fatias)

  • 550 ml de água mineral;
  • 2,5g de fermento biológico fresco;
  • 1 kg de farinha de trigo do tipo 00;
  • 40 ml de azeite de oliva;
  • 20g de sal.


Preparo

Em um recipiente de vidro, misture a água ao fermento e mexa bem até diluir por completo. Acrescente a farinha, misturando com as mãos até incorporar e, depois, o azeite de oliva e o sal. Enquanto estiver fazendo a massa, observe a textura. Se estiver grudando muito nas mãos, acrescente um pouco de farinha, até desgrudar. Molde a massa formando uma bola, cubra a vasilha com plástico-filme e coloque na geladeira para descansar por 24 horas. 

 

Duas horas antes do preparo da pizza, retire a massa da geladeira e mantenha-a em temperatura ambiente, sempre coberta para evitar ressecamento. Abra a massa com um rolo e faça discos de 35 centímetros de diâmetro.

 

Finalização

Monte a pizza com a cobertura de sua preferência e leve ao forno. Você pode usar forno a lenha ou a gás. 

  • Na lenha: pré-aqueça o forno a 450°C e deixe a pizza por até quatro minutos;
  • No preparo a gás: pré-aqueça o forno em temperatura máxima e asse a pizza por 15 minutos ou até dourar.

Ao retirar do forno, pincele a borda da pizza com azeite de oliva.

 

Olha a dica da Mamma! 

  • No forno a lenha, mantenha a pizza entre 20 e 22 centímetros de distância da lenha e gire-a com o auxílio de uma espátula larga, conforme for assando, para a superfície assar por igual;
  • Para cada pizza grande, use 400g de massa;
  • Quanto mais fresca a massa, melhor. Se não for usar no mesmo dia, conserve-a já boleada na quantidade para uma pizza grande e embalada por plástico-filme por até dois dias em geladeira. 

Agora que já aprendemos a massa, vamos ao antipasti.

 

PÃO CALÁBRIA

Pão Calábria? Temo sim, senhores!

 

Ingredientes (1 pão de 16 fatias)

Pão

  • 2,5 kg de massa de pizza (ver receita);
  • 1,5 kg de linguiça calabresa artesanal, crua e cortada em rodelas finas;
  • 50 ml de azeite de oliva.

Finalização

  • 1,1 kg de mozzarella ralada grossa;
  • 1 maço de manjericão.

Utensílios

  • 1 fôrma redonda de furo no centro (de 30 centímetros de diâmetro e 12 centímetros de altura);
  • Papel-alumínio.

 

Preparo

Pão

Reserve 700 gramas da massa de pizza. Divida o restante de massa em três porções e abra, cada uma delas, fazendo folhas finas de massa em forma oval (que deverá ter 60 centímetros de ponta a ponta).

 

Divida a calabresa em três porções iguais e, então, faça camadas da seguinte forma: sobre uma folha de massa, espalhe calabresa picada; cubra com a segunda folha de massa e volte a espalhar a calabresa; repita o processo com a terceira porção, finalizando com a calabresa. Enrole a massa, como se fosse um rocambole, obtendo um cilindro.

Unte a fôrma com azeite de oliva (em torno de 5 ml) e arrume o “rocambole” de massa dentro dela, ajeitando bem, para que a fôrma fique totalmente preenchida.

Abra a massa reservada em formato circular, cuidando para não passar o rolo no centro, que deve ser mais grosso do que as bordas para não rasgar.  Deixe o círculo de massa com diâmetro equivalente ao da fôrma e tampe-a com ele, vedando bem toda a borda. Regue com o restante de azeite de oliva, distribuindo por toda a massa do topo, e, em seguida, cubra com duas camadas de papel-alumínio.

Deixe descansar em temperatura ambiente por 2 horas, para fermentar. Depois, asse em forno pré-aquecido, a 210°C, por 50 a 70 minutos.  Então, retire o papel-alumínio e volte com a fôrma para o forno, de 5 a 10 minutos, até que o topo esteja dourado.


Finalização

Assim que retirar do forno, deixe repousar na própria fôrma, em temperatura ambiente, até esfriar. Então, corte o pão em fatias, arrume-as em um refratário e distribua mozzarella ralada sobre elas. Leve ao forno até que o queijo gratine. Arrume nos pratos de servir e distribua folhas de manjericão a gosto.

 

Agora chegou a hora mais esperada: vamos aprender a fazer a pizza de Margherita, que faz o maior sucesso na Mamma! Andiamo mangiare?

 

MARGHERITA

Hmm, já imaginou uma Margherita da Mamma agorinha?

 

Ingredientes (1 pizza de 8 fatias)

Massa

  • 1 disco de pizza (400g de massa aberta com 35 centímetros de diâmetro)

Cobertura

  • 50g de molho de tomate;
  • 200g de mozzarella ralada grossa;
  • 150g de tomate fatiado em rodelas de 1cm de espessura;
  • Orégano a gosto.

 

Finalização

  • Azeite de oliva a gosto;
  • Folhas de manjericão a gosto.

 

Preparo

Cobertura

Sobre o disco de massa, espalhe o molho de tomate, em seguida, cubra toda a superfície com a mozzarella ralada e, depois, coloque as rodelas de tomate e o orégano.

 

Finalização

Leve ao forno como sugerido na receita de Massa da Mamma. Ao retirar, pincele a borda com azeite de oliva e distribua as folhas de manjericão.

 

Clericot: salute!

O Clericot é um drink super refrescante. Vamos tentar fazer?

 

Para harmonizar essa experiência vamos ensinar você a fazer o drink Bubbles, mais conhecido como Clericot. O passo a passo é super simples, mas antes você vai precisar dos seguintes ingredientes: frutas da estação, Martini Rosso, Cointreau e espumante.

 

Ingredientes

  • 50ml de Aperol;
  • 150ml de Espumante Brut;
  • 10ml de água com gás;
  • 1 rodela de laranja.

 

Modo de preparo

  1. Montar todos os ingredientes na Jarra de vidro com gelo;
  2. Mexer levemente com a colher bailarina;
  3. Resfriar a taça balloon;
  4. Montar a taça com frutas e gelo;
  5. Servir e salute!

 

Delivery

Se você não se animou em se arriscar na cozinha, não tem problema! A Mamma continua indo até você com o Delivery. Aumentamos o nosso raio de entrega e zeramos a taxa. Além disso, disponibilizamos o Menu de Almoço em algumas unidades. Você pode conferir nossas últimas atualizações do delivery clicando aqui.

 

Dicas da Mamma

Diversão em casa: de brincadeiras à filmes e playlists 

Para embalar esses dias em casa e ambientar seu espaço como se fosse a própria casa della Mamma, que tal explorar as nossas playlists? Elas podem te fazer uma bela companhia. Em parceria com a Tecla Music Agency, a Mamma buscou reunir uma identidade musical do clássico ao contemporâneo, atravessando países, passando pela casa da Mamma, se apaixonando pelas musas e lembrando que a família è tutto!

É só clicar no botão, aposto que não vai conseguir ficar parado.

 

A Mamma está no Spotify! Clica aí e vem conhecer nossas playlists ;)

 

Agora, se você está com a ideia de rechear o momento com a Mamma visualmente também, que tal lançar aquele filme para deixar rolando ao fundo enquanto você prepara uma das receitas? Abaixo, vai uma seleção de títulos para você que ainda não viu ou quer rever aquele que você tanto adora. Basta clicar no link para conferir o trailer.

 

Disponibilidade via Stream: Amazon Prime;

Aluguel e Compra: Microsoft Store.

 

Disponibilidade via Stream: Telecine Play; 

Aluguel e Compra: Looke.

 

Stream, Aluguel e Compra: Looke.

 

Disponibilidade via Stream: Telecine Play; 

Aluguel e Compra: Google Play Movies, Microsoft Store e Apple TV; 

Compra: Looke.

 

Disponibilidade via Stream: Netflix e Claro Vídeo; 

Aluguel e Compra: Google Play Movies e Apple TV;

Compra: Looke.

 

Disponibilidade via Stream: Amazon Prime e Telecine Play;

Aluguel e Compra: Microsoft Store, Google Play Movies, Apple TV e Looke.

 

Disponibilidade via Stream: Telecine Play.

 

Disponibilidade via Stream: Amazon Prime e Claro Video; 

Aluguel e Compra: Google Play Movies e Apple TV.

 

Giochiamo: mini pizzalovers

Buon appetito, pizzalovers!

E para os pequenos #pizzalovers não ficarem de fora dessa, tem sempre a opção de ajudar com as receitas se tornando um verdadeiro #pizzaiolokid. Ou então, partir para as brincadeiras caseiras com a Mamma. Material necessário? Caixas de pizza!

 

De jogos à amarelinha, do herói à brincadeira com panelinha, dá pra criar até um fogão de mentirinha e tudo com uma caixa de papelão. É simples, divertido e a imaginação rola solta! Basta clicar nesse link e conferir como se divertir.

SHARE: