Você sabia? No dia 30 de Janeiro é comemorado o Dia da Saudade. Para celebrar, que tal conhecer algumas delícias que passaram pela Mamma e deixaram saudade?
Postado em February 4, 2020 | por Mamma

Dia da Saudade: relembre as delícias que já passaram pela Mamma

 

Quando pensamos na palavra saudade ela pode levar à muitas sensações e sentimentos, à pessoas e histórias marcantes, comidas e viagens inesquecíveis. Mas será que conseguimos explicar o verdadeiro significado da palavra saudade?

 

Origem da palavra “saudade”

A palavra saudade vem de “solitas”, em latim, que significa solidão, desamparo e abandono, mas o brasileiro resolveu incrementar o sentido. Muitos falam que a palavra saudade só existe no dicionário português. Segundo o dicionário Aurélio: “saudade é um substantivo feminino que passa de lembrança, nostalgia, falta de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las.”

Pois bem, alguns idiomas até arriscaram algumas tentativas de aproximar do significado, porém não chegaram nem perto. Em inglês ”to miss”, “longing”; em espanhol “te extraño”, em francês “tu me manques”, e para a Mamma saudade tem a ver com sabor, datas simbólicas, receitas únicas que já passaram pelas casas e ações que dão um gostinho de quero mais. 

 

Pizza Série Musas Italianas

 

Em 2017 a Mamma reservou não só uma, mas quatro novidades em comemoração ao Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher. As musas italianas Sophia Loren, Anna Magnani, Artemisia Gentileschi e Claudia Cardinale foram traduzidas em receitas recheadas de personalidade, deixando saudade por aqueles que provaram os sabores limitados da série. 

 

Loren

Sabor inspirado na musa Sophia Loren, uma amante da cor preta e chapéus enormes, representado na redonda através de azeitonas pretas, cogumelos inteiros, molho de tomate natural, mozzarella cura especial e orégano chileno. 

 

Magnani

Uma pizza com bastante drama fazendo jus ao rosto expressivo que consagrou Anna Magnani como uma das grandes estrelas do cinema italiano. A receita levou gorgonzola, geleia de figo, pimenta vermelha, rúcula, molho de tomate natural, mozzarella de cura especial e orégano chileno. 

 

Gentileschi

Traz o ar da Era de Rococó em seu colorido. Inspirada na pintora barroca italiana Artemisia Gentileschi, a sua pizza é recheada de presunto de Parma, basílico, molho de tomate natural, mozzarella de cura especial e orégano chileno. 

 

Cardinale

Uma receita sedutora, digna de holofote na ala Dolce Vita. Massa aberta ao meio com recheio de cream cheese e compota de cereja. Finalizada com lâminas de morangos frescos e farofa de amêndoas. Deu pra sentir, né?

 

E as homenagens às musas não pararam por aí. Para o jantar de lançamento da série, a Mamma convidou mulheres da atualidade que assim como as musas, representavam esse conceito de mulher Mamma, cada uma em sua especialidade e marca. 

 

Projeto Paralelo 

O projeto Paralelo foi um convite a diferentes marcas para criarem uma pizza que as representasse. Os parceiros selecionados para embarcar neste desafio foram as lojas Cantão, Reserva e Salinas, o coletivo I Hate Flash e a Rádio Ibiza

 

A marca Cantão apostou no molho de tomate natural, queijo mozzarella, uma generosa camada de presunto de Parma, figos secos e amêndoas torradas. Finalizada com azeite trufado e lascas de parmesão. Nessa saborosa brincadeira, o Cantão assinou o sabor Dolce Vitta, inspirada pelo tema da sua coleção “Um Verão na Toscana”, lançada em 2016. Nesse equilíbrio de aromas e sabores, o feminino se apresentou agridoce e leve como a vida deve ser: viver e comer bem! 

 

Já a Reserva colocou o avental de pizzaiolo e criou a Faz Biquinho. Uma pizza com molho de tomate natural, mozzarella de cura especial, linguiça artesanal, tomate, Grana Padano, pimenta biquinho, manjericão fresco e alho.  

 

A Salinas, ícone nacional no segmento de moda praia, deu os seus primeiros passos no universo gastronômico e criou uma pizza leve sem abrir mão de ingredientes saborosos. Molho de tomate natural, uma camada de respeito de champignon e figos secos. Adicionando o suco do limão siciliano, que combinou perfeitamente com a rúcula e a camada de queijo parmeggiano reggiano. Sal, Sol e Mar, não teve como não mergulhar nessa! 

 

I Hate Flash lançou a ideia de fazer a primeira pizza vegana do cardápio da Mamma. Um dia numa relax e numa boa, a galera teve a ideia de unir alguns dos seus legumes favoritos sobre um disco de massa crocante. E daí nasceu a Vegana Jammin. Pizza com molho de tomate natural, com deliciosas fatias de abobrinha, alcachofra, cebola, pitada de orégano. A gente só ‘Hope you like jammin’ too’! 

 

A Rádio Ibiza, marca que inaugurou a série, já começou acertando no nome, homenageando a mulher que cuida com carinho de todos os funcionários, a Jane, que inclusive é uma cozinheira de mão cheia! Mamma Jane é feita de molho de tomate natural, berinjela levemente salteada em azeite, cebola roxa frita e uma generosa camada de queijo holandês. No final, um toque de manjericão e alho frito. 

 

Receitas Sazonais 

A Mamma não deixa passar em branco nenhum momento e muito menos as datas comemorativas. Para ela, celebrar faz parte da rotina e é aí que a Páscoa e o Natal ganham destaque, e algumas receitas foram criadas para rechear ainda mais esses períodos.

A Páscoa veio para presentear com a pizza Marshmallow Di Mamma, assinada pela chef chocolatière Elizabeth Garber, da Beth Chocolates. Feita com massa dupla e crocante – tradicional no preparo das pizzas doces das casas, recheada com doce de leite argentino, coberta com raspas de chocolate e finalizada com marshmallow aquecido no forno à lenha. Fala sério, como não sentir saudade dessa maravilha? 

 

Doce de leite argentino, chocolate e marshmallow... Essa delícia só podia ser o Marshmallow di Mamma

 

No ano seguinte, após muitos pedidos de bis, Beth se lançou no desafio de criar mais uma receita para ninguém botar defeito. A outra pizza assinada por ela, foi a Ruby Di Mamma. Massa aberta de cacau e recheada com Nutella e morangos marinados no balsâmico. Finalizada com mais uma camada de Nutella, pedaços de chocolate branco e Callebaut Ruby.  Ah! Você deve estar se perguntando: o que é o Ruby? Vamos te contar agora! 

 

O cacau Ruby tem coloração rosa natural! Lindo (e delicioso), né?!

 

O Ruby é uma nova categoria de chocolate – assim como as classificações amargo, ao leite e branco – e se trata de um chocolate de coloração natural rosa, sem corantes ou aromatizantes. A Callebaut atingiu esse tom único através do uso de amêndoas de cacau Ruby, assim como fazendo o uso de processos controlados de fermentação, secagem e torrefação. O resultado não poderia ser diferente, um chocolate de sabor frutado, característica natural do cacau.  

 

Massa de cacau, recheada com Nutella e morangos, pedaços de chocolate branco e Callebaut Ruby. Ah, o Ruby di Mamma!

 

Mas tem aquela pizza que até hoje está no imaginário da saudade de muitos que a provaram. Já sabe qual é? Vamos te dar uma dica: a sobremesa mais amada do Natal. A rabanada, claro! Para a Mamma, Rabanada Di Natale. Pão, leite condensado, creme de leite, chocolate branco e açúcar com canela foram os ingredientes chaves para tornar essa pizza inesquecível. 

Há também aquelas receitas que não ficaram para trás como a Santa Mamma, pizza recheada de lombo canadense, figo, pêssego, uva passa, nozes, mozzarella, molho de tomate natural e orégano. E o Panetone Della Mamma, que contou com mais de uma edição, feita de farinha tipo 00, de moagem mais fina, cobertura de passas, ameixa seca, chocolate branco e preto, amêndoas, nozes, castanha de caju, doce de leite e para finalizar mel, açúcar e canela polvilhada. Só de lembrar dá água na boca! 

 

A chance de matar a saudade OU mais uma chance 

Tiveram outras maravilhas que passaram pelo menu da Mamma que não podemos deixar de falar. A pizza Bolognese, assinada por Andrea Panzacchi da Vero Gelato e Café, foi inspirada na tradicional cozinha bolonhesa levando molho de tomate natural, mozzarella de cura especial e o famoso ragu da Mamma.

Purple Rain é outra que deixou saudade. Criada pelo Fabio Battistella, misturava os ingredientes mortadela ceratti e bacon, além de molho de tomate natural, orégano chileno, mozzarella, alho poró e pimenta calabresa. 

Pizza Bambina, Peperonata & Ricota, Cuore Pizza e Asparagi con Prosciutto foram outras delícias que ficaram para a história, mas não esquecidas. E como o dia 30 de janeiro é comemorado o Dia da Saudade, a Mamma resolveu trazer de volta para o cardápio um antigo sabor. 

E para isso acontecer, contamos com você! Quais seriam as redondas que vocês gostariam de saborear novamente? Faremos uma votação pelas redes sociais e na unidade do Jardim Botânico – onde tudo começou – para escolher qual sabor vai voltar a rechear por tempo limitado as casas da Mamma.

SHARE: